O mundo ficou em choque quando, do dia 8 para o dia 9 de novembro, o republicano Donald Trump contrariou todas as pesquisas e venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O novo presidente da nação mais poderosa do mundo superou nas urnas a democrata Hilary Clinton, que vinha liderando, desde o início das campanhas, as intenções de voto. Na ocasião, a pedido do PROPMARK, líderes do mercado publicitário brasileiro avaliaram um possível impacto da vitória de Trump para a publicidade: a reação inicial aponta para momentos de indefinição e um ambiente de espera para as primeiras tomadas de decisão do republicano. Por outro lado, há quem acredite que a eleição de Trump não afetará em nada o mercado. Washington Olivetto, chairman da WMcCann, destacou na época que a estrela dessa corrida presidencial foi a televisão, já que Trump é “um animal televisivo”.
#forçachape
O Brasil amanheceu estarrecido no dia 29 de novembro com as primeiras notícias do desastre aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulantes. 71 pessoas morreram e seis ficaram feridas na queda do avião, na Colômbia. Foi a maior tragédia da história envolvendo uma equipe esportiva.
Adeus ao ditador
Idolatrado por muitos, mas igualmente odiado, o ex-presidente de Cuba, o ditador Fidel Castro, morreu aos 90 anos, em Havana, em 26 de novembro. Fidel, uma das personalidades mais importantes do século 20, governou Cuba por quase meio século, sendo substituído em 2008 por seu irmão, Raúl Castro.
Digital
O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) anunciou em 1º de novembro sua nova diretoria para 2017, que terá Cristiano Nobrega, CEO da Tail, como presidente. O executivo ocupará o cargo que era de Andre Izay, diretor-geral do Yahoo no país, que assumirá a presidência do conselho consultivo da entidade.
Admiráveis
Nizan Guanaes liderou a pesquisa Agency Scope 2016, sendo eleito publicitário mais admirado do mercado, como noticiou o PROPMARK em 24 de novembro. Foram ouvidos 405 anunciantes, que apontaram Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú, como profissional de marketing mais admirado do Brasil.