O iFood reforça a lista de empresas que estão anunciando medidas de apoio a população em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A foodtech anunciou três iniciativas que passam a valer a partir do dia 2 de abril. A principal delas é a destinação de R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, sobretudo, os pequenos estabelecimentos locais.

A plataforma de delivery vai antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, o pagamento estará disponível em sete dias após a venda nos meses de abril e maio. Com a medida, a expectativa é injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro.

Outra medida também deve impactar os locais que disponham de salões para alimentação in loco. Diante das orientações de órgãos públicos quanto a restrição de circulação de pessoas fora de casa, a expectativa é que esses restaurantes sofram com a queda na frequência. Nesse sentido, o iFood anunciou ainda que vai destinar integralmente o valor arrecadado com taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar”. Nesse tipo de serviço, o consumidor faz o pedido de comida e retira no estabelecimento. O valor da taxa dessa operação será repassado ao comerciante. A opção está disponível em cerca de 120 mil restaurantes em todo o país.

“Neste momento de incertezas e dificuldades enfrentadas por todo o país, entendemos que somos agentes importantes para manter ativos e sustentáveis os negócios dos restaurantes que compõem o nosso ecossistema. Para nós, é de extrema importância que sejamos parceiros desses estabelecimentos nos próximos meses para que, juntos, possamos atravessar este momento difícil”, destaca Fabricio Bloisi, presidente do iFood.

Também foram feitas medidas para os entregadores que necessitem permanecer em quarentena por conta da doença. Foi aberto um fundo solidário no valor de R$ 1 milhão para dar suporte. O prestador receberá um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 14 dias de quarentena.

A empresa considerará como aptos a receber o auxílio todos os entregadores com pelo menos uma entrega feita desde 01/02/2020, que foram liberados na plataforma até 15/03/2020, e que comprovarem a doença. A empresa considera como comprovação automática válida o exame positivo do COVID-19 e avaliará outras evidências passíveis de comprovação do diagnóstico da doença.

Para os consumidores, o iFood disponibilizou aos usuários do app a opção ‘Entrega sem Contato’. A solução pode ser escolhida no momento de realização do pedido. Para que isso aconteça, os pagamentos deverão ser efetuados online, pelo app.