Em tempos de afastamento social devido ao avanço do novo coronavírus, o WhatsApp tem sido uma das principais ferramentas para manter, ainda que à distância, o contato com amigos, familiares e colegas de trabalho. Mas a plataforma também tem sido usada por motivos menos nobres, como para o roubo de contas de usuários para aplicação de golpes.

O alerta foi feito pelo próprio aplicativo, que acaba de lançar no Brasil uma campanha que orienta os usuários a fazer o uso mais seguro do serviço. Não era para menos. O país é recordista em ações maliciosas nesse sentido. Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil, explica que principalmente em um período de pandemia, com o alto volume de compartilhamento de informações, há a oportunidade de as pessoas estarem mais expostas, e por consequência, atender ligações de desconhecidos e acabar compartilhando informações de sua conta no aplicativo, facilitando o acesso de criminosos.

Ilustrações e cards orientam de forma didática como proteger a conta de usuários

“Infelizmente, esses golpes de pessoas mal intencionadas tentando roubar as contas já vem acontecendo desde o ano passado. Há toda uma engenharia social para que roubem essas contas. A gente já pensando há algum tempo em como reforçar de forma educacional quais cuidados elas devem ter para preservar suas contas e garantir seu acesso”, falou a executiva ao PROPMARK.

Criada pela agência AlmapBBDO, a comunicação tem desdobramentos em mídia impressa, jornais e revistas, e majoritariamente no digital, em grandes portais de notícias e nas plataformas do Facebook Group, como Instagram e Facebook, além de card personalizados específicos para o WhatsApp. São duas linhas de comunicação, a primeira delas com dicas de como manter a conta segura, como por exemplo, jamais compartilhar o código pessoal de ativação para terceiros e também ativar a autenticação em dois fatores, que impossibilita criminosos de acessarem a conta sem a senha que o usuário determinou.

Outro foco da comunicação é dar suporte para quem já foi vítima do golpe. “Se isso já aconteceu com você, a gente quer dar o caminho das pedras de como recuperar a conta em simples passos”, explica Taciana. Ela reforça que para tanto foi criado um site em português com todas as orientações. Para reforçar esse papel, o WhatsApp também convidou influenciadores que já foram vítimas de golpes ou que tiveram seus nomes usados como iscas para fazer o alerta de cuidado.

Recentemente, a cantora Preta Gil teve seu nome usado para uma suposta festa, por exemplo. O criminoso fazia ligações em seu nome convidando outras pessoas e pedindo o código do WhatsApp para confirmar presença em uma fictícia lista VIP.  Os depoimentos começam a ser veiculados a partir do dia 9 de abril.

Segundo Pedro Corbett, diretor de criação da AlmapBBDO, a campanha tem teor didático, mas ao mesmo tempo, é de extrema relevância para a sociedade atual. “Nosso objetivo aqui é bem claro: alertar as pessoas a se protegerem dos golpes no WhatsApp e ensinar o que fazer se a conta for roubada. Simples assim. Nosso grande desafio com essa campanha é combater esse tipo de crime”, finaliza.