Com foco no mercado corporativo, a BlackBerry lançou nesta quarta-feira (24) o novo Q10, o smartphone clássico da companhia em linha desde 1999. A marca canadense detém hoje 42% de participação de mercado no segmento de celulares para empresas no Brasil e a chegada do aparelho é para atender uma “demanda reprimida”, conforme indica Erlei Guimarães, diretor de canais e de desenvolvimento de novos negócios da companhia. “Temos pedidos de empresas no país para o teclado BlackBerry. Os executivos brasileiros gostam do ‘Qerty’ pela produtividade. Há demanda forte por Q10”, assegurou.
O smartphone é um híbrido entre touch e teclado físico e, assim, “combina o melhor dos dois mundos”, disse Renato Gil Martins, gerente de vendas corporativas da empresa. Uma das fortalezas da BlackBerry, o fator segurança, é um dos diferenciais do novo modelo, que tem dividido no hardware as esferas pessoal e corporativo. O item é crucial para companhias que precisam manter em sigilo informações confidenciais. “Esse é um aparelho superseguro. As informações não transitam entre os perímetros do BlackBerry. A divisão é definida no hardware”, destacou Martins.
O Q10 chega ao mercado no final de julho para as quatro maiores operadoras do país – Claro, Oi, TIM e Vivo – e não será vendido para o consumidor comum. A estratégia é focar exclusivamente no mercado corporativo. A companhia não informou os preços de comercialização, uma vez que os valores serão definidos pelas operadoras. Num primeiro momento, o produto também não será distribuído no varejo.
Questionado se o lançamento é um retorno da BlackBerry ao público clássico da companhia, Guimarães disse que esse é o alvo da companhia. “Sempre fomos muito focados nesse mercado e continuamos com os olhos voltados para ele”. Em dezembro do ano passado, a empresa já havia anunciado a investidores que focaria em sua expertise de oferecer soluções mobile para o segmento corporativo.