Para Matthias Hartmann, a nova geração de consumidores já está dobrando a esquina. Foi este o tema central da palestra que o CEO Global da GfK durante a 12ª Conferência da GfK, realizada no Hotel Unique, em São Paulo.
“O mundo está cada vez mais conectado, mas a internet, a tecnologia é apenas um acelerador para um processo muito mais amplo”, afirmou o executivo. “A tecnologia é um pé no acelerador, é um combustível para que toda essa engrenagem funcione adequadamente”, complementou.
Hartmann elencou o que, para ele, são os principais valores do novo consumidor: liberdade, criatividade, aprendizado e aventura. “Esses são valores que impulsionam este novo consumidor e vocês precisam ficar atentos para que os seus produtos tenham essas características”, lembrou.
O CEO Global da GfK também comentou sobre o impacto da velocidade nos dias atuais. “As pessoas não gastam mais o tempo que gastavam antes vendo as coisas e, justamente por isso, o tempo ganhou um valor surpreendente”, diz.
A afirmação de Matthias Hartmann reforça uma tendência do mercado: a aposta em vídeo on demand e em serviços como Netflix, YouTube, entre outros.
Ele também falou sobre o futuro do mercado. E, como exemplo, Hartmann citou um case da Amazon. “Eles estão prevendo o que o consumidor precisa, como fica bem ilustrado no caso da venda de fraldas, na qual eles vão acompanhando o crescimento do filho e oferecendo, assim, fraldas com o tamanho adequado”, disse.