A ANJ (Associação Nacional de Jornais) inicia nesta quinta-feira (20) uma campanha que reforça a ideia de que nunca se leu tanto jornal no país. O mote é “Antes eu lia jornal todo dia, agora leio o dia todo”. Criada por Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC e da Africa, a ação visa mostrar a força dos jornais como veículo multiplataforma e posicionar melhor o meio diante do mercado anunciante e da opinião pública.

A campanha explora que o jornal não é só um veículo de comunicação impresso. E também mostra que a audiência é maior hoje com os sites e as versões para tablets e smartphones.  As peças publicitárias serão veiculadas nos principais jornais do país com anúncios de página dupla. Prevista para ser veiculada até novembro, a campanha terá anúncios para os sites dos jornais.

A ação faz parte do projeto “Jornais em Movimento”, que está inserido no contexto de reposicionamento dos jornais definido no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, em 2014.  Na ocasião, os veículos decidiram criar ferramentas para valorizar sua audiência qualificada.

Entre as iniciativas já adotadas está o Digital Premium, plataforma que oferece a chance para que um único anunciante tenha visibilidade em sites de 65 jornais brasileiros semanalmente. A BRF (dona da Sadia e Perdigão) está entre as companhias que já anunciaram na plataforma.  Outra ferramenta em fase de desenvolvimento é o Métrica Unificada, para medir a audiência dos jornais e não apenas sua circulação.