“Nosso objetivo no YouTube é publicitário. É fazer com que as pessoas liguem a TV ou vejam nossa programação em por nossas diversas plataformas. É por isso que nunca vamos abrir o conteúdo integralmente por lá”, afirmou Sergio Valente, diretor de comunicação da TV Globo, em sua apresentação no Festival do CCSP, que ocorre até esta segunda-feira (22) em São Paulo.
O publicitário ressaltou a importâncias das plataformas digitais para a emissora. “O dia só tem 24 horas. Nem tudo que o consumidor quer está na TV a todo momento”, disse. “O que eu acho uma grande besteira é essa discussão da forma que o consumidor irá consumir a TV, se é pelo aparelho tradicional, se é pela internet. É a mesma discussão que existia na época em que a publicidade online surgiu e tentaram separar o on do off. O off não acabou, assim como o sistema broadcasting não vai acabar. É tudo comunicação. E nossa força sempre virá do broadcasting”, ressaltou.
Valente também lembrou da necessidade de uma emissora de TV aberta ter programas mainstream. “Tem vezes que você quer e precisa ‘ser burro’. Sentar no sofá da sala e se divertir com bobagem. As pessoas não querem apenas conteúdo inteligente na TV”, brincou, porém, reforçando que qualidade, criatividade e inovação são itens necessários em qualquer plataforma onde a empresa estiver. “O sucesso é um perigo. Depois do topo, só tem vale. E se você não se calcar nesses três itens, pode cair”.
Em relação à área de comunicação da emissora, onde está desde janeiro de 2013, quando deixou uma carreira de mais de duas décadas em agências e, na época, a presidência da DM9DDB, Valente disse que ela foi reestrutura sob quatro pilares: criação e execução, estratégia, relacionamento com a imprensa e social. “Levamos uma cultura de gerência para a emissora, onde cada job tem que ter seu cuidado específico. Por isso me cerquei de profissionais como Mariana Sá e Carla Sá”, disse, citando duas das profissionais que levou para a Globo. Também em 2013, Mariana deixou a diretoria executiva de criação da Lew’LaraTBWA para ingressar na emissora e, Carla, a diretoria de planejamento da F/Nazca S&S.