Site do New York Times também terá versão brasileira

 

O ceo do jornal New York Times, Arthur Sulzberger Jr, anunciou nesta segunda-feira (15), durante apresentação na 68ª Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o lançamento de uma edição digital em português do periódico no segundo semestre de 2013. A vinda do jornal norte-americano ao país faz parte do processo de expansão do NYT, que aposta na distribuição online para reforçar sua presença em diversos mercados. “O futuro das empresas de jornal é serem cada vez mais globalizadas e digitais”, disse o executivo, em sua primeira visita ao país.

Recentemente, a companhia lançou uma edição em mandarim, na China, e o jornal projeta que o resultado alcançado naquele país, com a adesão de anunciantes de diversas categorias, seja também alcançado no Brasil. “Nós acreditamos que o Brasil é um dos países mais importantes do mundo, com sua população numerosa, e recém-anunciado a sexta maior economia do mundo”, apontou. Já sobre os problemas envolvendo bloqueio de reportagens pela censura do governo chinês, o ceo disse não esperar o mesmo do Brasil. “Aqui há uma vibrante democracia”, pontuou.

A princípio, haverá cerca de 40 profissionais trabalhando para a edição brasileira, que terá entre 30 a 40 artigos por dia produzidos para o mercado local, além de duas histórias traduzidas diariamente. Até o momento, o NYT possui parcerias com os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, que reproduzem matérias publicadas na edição norte-americana.

O jornal contabiliza atualmente dois milhões de assinantes ao redor do mundo, sendo que um terço desse total está fora dos EUA. Ao isolar apenas os assinantes da versão digital, o periódico soma 500 mil leitores e afirma que esse grupo é o que mais cresce. “Evidentemente, a trajetória dos assinantes de digital é de aumento”, disse Sulzberger. Os quatro países onde o jornal mais tem leitores, além dos EUA, são Canadá, Reino Unido e Austrália. Já a audiência em mobile vem, principalmente, de EUA, China, Canadá, Coréia do Sul e Japão.

O NYT é o segundo a anunciar aproximação com o mercado brasileiro. Há duas semanas, o britânico Financial Times passou a imprimir sua versão americana no país, também argumentando que o desenvolvimento da economia brasileira justificava o reforço de sua distribuição local. Ainda assim, a publicação optou por manter o conteúdo em inglês (leia mais aqui).

O diálogo do NYT com agências e anunciantes do país já está em curso. Nesta terça-feira (16), Sulzberger irá apresentar o projeto da edição digital em português ao mercado publicitário. “Agora é o momento de investir no Brasil”, disse.