A prefeitura de Nova York anunciou uma novidade que vai “aposentar” os telefones públicos da cidade. Praticamente esquecidos, agora eles serão substituídos por Links e Totens digitais inteligentes com tablets para realizar ligações e visualizar mapas, além de internet gratuita de alta velocidade. O LinkNYC será financiado por publicidade e não custará nada para a população.
A partir de 2015, os pilares de alumínio serão distribuídos pelos cinco distritos: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. O objetivo é chegar a 10 mil totens e pretende ser 100 vezes mais rápida que qualquer Wifi gratuito disponibilizado pela cidade atualmente. Os hubs de internet instalados nos Links terão alcance de 45 metros e poderão atender até 250 pessoas ao mesmo tempo.
Nos tablets Android que ficarão disponíveis, além das ligações gratuitas e mapas, apps poderão ser desenvolvidos para que as pessoas informem os problemas dos bairros e façam reclamações diretamente para a prefeitura.
A publicidade tem sido a aposta da administração para a manutenção do serviço. Telas laterais serão disponibilizadas no pilar para receber os anúncios. A aposta está em campanhas interativas e exclusivas para a mídia. As propagandas irão variar de acordo com o local do toten ou a hora do dia. A previsão é que a prefeitura arrecade US$ 500 milhões nos próximos 12 anos.
*Com informações de LinkNYC