Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Pointlogic e a YouGov divulgam ranking das marcas melhor avaliadas pelas mulheres em 2016. Duas empresas da categoria Cuidados com a pele e cosméticos lideram a lista: O Boticário e Natura.
A Pointlogic e a YouGov BrandIndex Brasil divulgaram, juntas, um ranking com as dez marcas que registraram a melhor impressão por parte das mulheres brasileiras, de acordo com uma avaliação feita nos últimos 12 meses, entre 1 de março de 2016 e 28 de fevereiro de 2017. A pesquisa ouviu mulheres maiores de 18 anos, familiarizadas com as 250 marcas pesquisadas no estudo.
As duas perguntas-chave feitas foram “De quais das seguintes marcas você tem uma impressão positiva?” e “De quais você tem uma impressão negativa?”
No ranking BrandIndex Woman 2016, quatro das dez marcas que mais impressionaram as mulheres são da categoria internet (confira tabelas ao lado). A mesma área foi a que apresentou o maior número de marcas que registraram maior mudança positiva na impressão ao longo do tempo de realização da pesquisa.
“Não ficamos surpresos com o fato de que as marcas preferidas das mulheres são praticamente as mesmas que lideram os outros rankings dos últimos meses. O que mais chama a nossa atenção agora são as marcas ascendentes, que fizeram grandes avanços em um curto espaço de tempo. Interessante é buscar entender como apresentaram um crescimento tão vertiginoso. São marcas para observar com muita atenção. Algumas, inclusive, registaram aumentos positivos de 7% ou mais, como Starbuck’s, Spotify e Snapchat, por exemplo”, comenta David Eastman, diretor-geral da Pointlogic América Latina.
O BrandIndex é uma pesquisa diária de monitoramento de marcas realizado em 32 países ao redor do mundo. Desde janeiro de 2013, esse estudo mede diariamente a percepção dos consumidores brasileiros sobre mais de 250 marcas em relação a 16 indicadores-chave de desempenho (KPIs): Lembrança espontânea, Awareness, Consideração, Intenção de compra, Impressão da marca (como nesse estudo), Qualidade, Recomendação, Reputação, Satisfação, Atenção, Valor, Buzz , Exposição a boca a boca, Cliente atual, Ex-cliente e Desempenho Geral.
A pesquisa online foi realizada diariamente nos últimos 12 meses nas cinco regiões geográficas do Brasil, com mulheres das classes A, B e C.
Elas foram convidadas a indicar para quais marcas tiveram uma impressão positiva e para as quais tiveram uma impressão negativa. Em média, cada marca recebeu 2 mil avaliações durante este período.
Atualmente, são realizadas 100 entrevistas por dia pela internet no Brasil contemplando dez categorias de publicidade: Automotivo, Bebidas, Comidas, Companhias aéreas, Comunicações/Mídia/Tecnologia, Internet, Produtos para cuidados com a pele e cosméticos, Produtos para cuidados do cabelo, Produtos para cuidados pessoais e Serviços financeiros.
As Melhores
1 O Boticário – 82,9
2 Natura – 77,9
3 Nestlé – 77,8
4 Facebook – 72,6
5 Google – 72,3
6 Colgate – 71,8
7 WhatsApp – 71,6
8 YouTube – 70,3
9 Oral B – 70,0
10 Netflix – 67,8