O grupo brasileiro Quasar, de Goiânia, é uma das atrações do Festival O Boticário na Dança

 

A dança é a aposta de O Boticário para sua plataforma de marketing cultural em 2013. A companhia pretende, nos próximos três ou quatro anos, estabelecer-se como patrocinadora oficial da arte por meio do apoio a grupos e espetáculos, bem como da criação de um festival proprietário, o Festival O Boticário na Dança, idealizado em parceria com a Dueto e a XYZ Live. No total, as iniciativas receberão um investimento de cerca de R$ 15 milhões ao ano.

“Estamos há alguns anos estruturando a entrada da marca O Boticário no mundo da dança, um universo diferenciado e encantador que, assim como a beleza, tem um poder de transformação enorme na vida das pessoas. Somos uma empresa 100% brasileira que reconhece a importância da arte e a necessidade de valorizá-la cada vez mais no país”, afirma Andrea Mota, diretora executiva de O Boticário.

O Festival Internacional Viva Dança, que será realizado entre abril e maio em Salvador, Belo Horizonte e Brasília; o Festival de Joinville, que acontecerá em julho em Joinville, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul; e os grupos Mímulus e Primeiro Ato, de Minas Gerais, são os primeiros a receber apoio por meio de recursos próprios e de leis de incentivo à cultura. Mímulus e Primeiro Ato se apresentarão com o aval da marca no Festival O Boticário na Dança, evento com data marcada para maio de 2013.

O festival também trará ao Brasil, pela primeira vez, renomadas companhias de dança nacionais e internacionais para apresentações no Theatro Municipal de São Paulo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Guaíra, em Curitiba. Entre elas estão a norte-americana Shen Wei, de Nova York; as europeias Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia), e as brasileiras Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro). Ao longo do evento, serão realizados ensaios abertos e workshops gratuitos. Os ingressos terão preços bastante variáveis: de R$ 15 a R$ 100.

“Fizemos questão de que a experiência de viver a dança fosse acessível a todos os públicos. Queremos construir uma nova plateia”, ressalta Ana Ferrell, diretora de branding e comunicação de O Boticário, que garantiu a exibição do festival ao vivo na internet. “Para algo ser acessível, precisa estar no meio digital”, explica. Estima-se a participação de cerca de 20 mil pessoas ao longo de 15 dias de apresentações. Segundo Ferrell, não há a intenção de vincular outras marcas ao evento. “Como nosso investimento no evento é forte, decidimos nos manter como a única marca presente”.

O festival será divulgado na mídia por meio de uma “comunicação robusta”, desenvolvida em parceria com as agências TV1 e AlmapBBDO. “Não faremos um enorme movimento nacional de mídia, nosso foco é trabalhar de maneira intensa e local nas regiões onde acontecerá o festival”, adianta Ferrell.

Planos de expansão

A plataforma de dança da marca terá continuidade com o patrocínio a outros grupos, provenientes de diversas as regiões do país. A partir do segundo trimestre de 2013, as companhias interessadas poderão inscrever os projetos aprovados para leis de incentivo à cultura em hotsite criado para a iniciativa, onde estarão disponíveis informações sobre os critérios de avaliação. Periodicamente, os projetos serão analisados por uma comissão formada por profissionais de O Boticário e consultores externos.

“Existem muitos projetos e festivais de música no Brasil, mas pouco espaço tem sido dado à dança. As companhias precisam de apoio e o público está carente de eventos voltados a esse universo artístico. A partir de agora, a dança florescerá como nunca no país”, destaca a produtora e cineasta Monique Gardenberg, dona da Dueto Produções.