Alê Oliveira

Há menos de um ano como presidente da Momentum no Brasil, Maria Laura Nicotero estreia, neste ano, no júri do Cannes Lions, em Promo & Activation Lions. Segundo a executiva, neste momento de “acomodação de verbas” e em que o consumidor quer dialogar, a área ganha protagonismo. Ela fala que as agências brasileiras são experts em ativar as marcas com seu público. Para Maria Laura, o país terá muito a mostrar no Festival Internacional de Criatividade, principalmente as campanhas e ações que estão sendo feitas para a Rio 2016, que serão realizadas no Brasil e começam em agosto. Veja abaixo quais são as considerações da executiva.

Criatividade e eficiência

Espero ver cases nos quais o resultado esteja evidente. Cada vez mais a criatividade precisa estar alinhada com a eficiência da ação.

Maior desafio
Acredito que o meu maior desafio será explicar os trabalhos brasileiros para o público estrangeiro. Como a nossa cultura é diferente, muitas vezes as peças brasileiras não são compreendidas totalmente em função da língua e dos hábitos, entre outras características do nosso país.

Promo
É o lado mais sofisticado da comunicação. Na verdade, qualquer campanha ou ação de marketing precisa ser somada ao activation. E, quando eu digo isso, o digital está lá dentro. O consumidor quer dialogar, quer construir uma história, e isso parte do princípio que precisa ter uma ativação. Eu acho que é onde vai estar o investimento nos próximos anos.

Protagonismo
Como existe uma acomodação das verbas, nossa ferramenta acaba ganhando um enorme protagonismo nas ações das marcas, principalmente quando estas entendem que a audiência quer dialogar. A marca precisa mostrar sua alma, ampliar sua atuação e se aproximar do público. E nós, das agências brasileiras, somos experts nisso.

Expectativas
A expectativa é grande! Entendo que estarei reunida com as maiores e melhores mentes do segmento. Será um enorme potencial de aprendizado.

Laboratório espetacular
No momento, não posso dar detalhes sobre os cases. Mas imagino encontrar tendências a médio e longo prazo. O Festival de Cannes sinaliza o que está sendo feito em todo o mundo, para todo tipo de cultura. É um laboratório espetacular. Quando somamos os talentos no júri é uma experiência megablaster.

O que surpreende
A criatividade sempre surpreende. É realmente incrível como sempre somos capazes de nos reinventar, principalmente quando nos unimos a marcas corajosas.

Critérios
O valor da criatividade é sempre muito importante, somado ao resultado. Uma ideia pela ideia não vale, mas se demonstrar resultados, todo o processo faz sentido.

Muito a mostrar
Sobre o desempenho dos brasileiros, acredito que teremos muito a mostrar, principalmente as campanhas e ações que estão sendo feitas para as Olimpíadas. O Brasil tem um processo muito sofisticado, talvez não tenha o volume de entrada como os anglo-saxões, mas a gente tem trabalho sendo muito bem-feito. As marcas estão nos provocando há um certo tempo. Então, a gente vai ter bons cases inscritos.