“O consumidor não se satisfaz mais apenas com o que é bom, ele quer simplesmente o melhor”. Essa foi a frase que ditou o ritmo da apresentação de Luiz Marinho, sócio-diretor da Gouveia & Souza, a última do Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado pela Ampro (Associação de Marketing Promocional). Como exemplo, ele citou a teoria “Customer Centricity”, que é o consumidor no centro.

“Hoje, o consumidor age de uma forma completamente diferente de antes porque o seu principal drive é o poder de escolha”, destaca Marinho. Isso porque, ainda de acordo com o executivo, o consumidor tem mais opções e mais informação. “Por isso, é preciso, antes de qualquer coisa, entender o que o meu cliente quer e o que ele precisa para, depois, vender”, diz. “Os processos se inverteram”, complementa.

Outro ponto que Marinho elencou durante a palestra foi o Big Data. “Eu não consigo, hoje em dia, conhecer o meu cliente sem usar o Big Data. Ele é uma ferramenta imprescindível”, ressalta o executivo.

Uma das provas de que o consumidor está mais exigente está na pesquisa “O consumidor mais por menos”, realizada pela GS&MD: o estudo revelou que 66% das pessoas pesquisam sobre determinado produto antes de comprá-lo. O Omnichannel também foi outro assunto abordado. “O Omnichannel é uma forma de dar ao consumidor o que ele quer, onde ele quer e na hora que ele quer”, conta.

BALANÇO
Kito Mansano, presidente da Ampro, afirmou que o Congresso superou as expectativas. “Nós conseguimos reunir nesses dias pessoas fantásticas que nos trouxeram conteúdos espetaculares, que nos auxiliarão no dia a dia”, diz.

Ele também afirmou que o encontro mostrou que o “Live Marketing já está arreigado no mercado de comunicação”. “Nós conseguimos consolidar o conceito e, daqui para frente, é Live Marketing na veia”, frisa.