Vicente Varela inicia trajetória no SBT com a missão de integrar dados e conteúdos nas mais diversas plataformas

Após construir carreira no mercado de agências, Vicente Varela aceitou cargo no SBT. Acaba de iniciar trajetória como diretor de operações e desenvolvimento comercial da emissora. Lew’Lara\TBWA, Y&R (hoje VML), Fischer, HVS Havas Digital e DM9DDB estão entre as agências nas quais Varela ocupou cargos de liderança, despontando como um dos profissionais mais renomados da mídia brasileira. Ele possui 20 anos de carreira e, agora do outro lado do balcão, trabalhará para fortalecer a sinergia de dados e conteúdos que levam a programação de uma das emissoras mais populares do Brasil até a audiência nas mais diversas plataformas.

Vicente Varela: melhorar a produtização da nossa oferta para o mercado (Divulgação)

Plano
O que se pode esperar do SBT, neste momento de transformação e reformulação, é uma grande integração de dados, boas formatações comerciais e compromisso com os resultados dos anunciantes. Essa é a minha ambição. Isso me encanta muito como líder de mídia. Eu já sentia isso e, conhecendo a casa em todos os processos de chegada, vejo que o SBT traz um comprometimento forte com a geração de resultado. Ao liderar a área de operações e desenvolvimento comercial, quero também somar ao time, que já vem desempenhando um trabalho muito bacana, de integração entre as áreas.

Ouro
A minha principal missão é atacar três pilares estratégicos. Trazer geração de insights e inteligência de mercado, tanto para a nossa base de produção de conteúdo como para a área comercial, e melhorar a produtização da nossa oferta para o mercado. A ideia não é ficar apenas na TV linear, mas também potencializar a utilização dos nossos canais digitais, integrando todo o conteúdo gerado pelo SBT. Queremos otimizar o trabalho para atender às necessidades do mercado. Temos muita informação para compartilhar, ainda mais com a grade nova. Será uma oportunidade de ouro. O SBT já vem rampando esses resultados desde o ano passado e, neste ano, já começou muito bem. O mercado pode esperar muito do SBT.

Programação
Nesse projeto de transformação, o que o SBT pode oferecer de melhor é a sua grade de programação. A emissora traz, obviamente, no seu DNA, toda a relação que construiu ao longo do tempo com os brasileiros. Neste ano, o nosso posicionamento, ‘É coisa nossa’, enaltece justamente essa ligação e proximidade com o público brasileiro de uma forma única. Os primeiros impactos das estreias que tivemos até agora já foram muito bem. Tem programas já consolidados na parte da manhã e com incremento de audiência, assim como os quadros exibidos aos fins de semana, como o programa da Eliana.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 1º de abril de 2024