Nesta segunda-feira (19), o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deu início a segunda edição do projeto digital ‘Lions Live 2020’. Um dos destaques do primeiro dia de transmissão – que vai até sexta-feira (23) – foi o debate sobre como construir e manter uma cultura criativa nas empresas. Os executivos Mark D’Arcy, vice-presidente de marketing e CCO do Facebook, Jackie Cooper, consultora da Edelman, Prasoon Joshi, CEO e CCO da McCann Índia e Melissa Routhier, CCO da VMLY&R, participaram da conversa que foi moderada por Philip Thomas, presidente do festival.
Responsável por implementar a cultura criativa dentro da Edelman, que, aliás, já conquistou diversos Leões em Cannes, Jackie Cooper, consultora da agência, revela que tudo é uma questão de costume e comportamento. “Sempre fomos muito focados nos negócios, resultados e no impacto. Nossos criativos vêm de agências de publicidade, onde há uma celebração do trabalho. Nós, como agência de PR, não tínhamos isso. Os criativos precisam de reconhecimento para criar. Não tínhamos a cultura para fazer isso, mas precisávamos mostrar aos criativos que seu trabalho seria respeitado. Conseguimos e o Cannes Lions nos ajudou nisso”, diz.
Para Mark D’Arcy, vice-presidente de marketing e CCO do Facebook, o criativo deve abraçar as oportunidades e experimentar o que é oferecido. “É preciso ser curioso. Algo que costumamos dizer para a nossa equipe é ‘se jogue mais’. Pare de ficar tão preso a segmentos, regras e dados. Comece a olhar para isso como uma expressão lúdica de como você pode aprender, falhar e testar algumas ideias. As pessoas criativas devem saltar sobre os medos e encontrar novas maneiras de usar a criatividade”, comenta.
Ainda segundo o executivo, os processos criativos envolvem muito mais do que times de publicidade e marketing. “A audiência se tornou um elemento extremamente importante nessa relação. É preciso ter humildade para entender e explorar esse novo cenário. Essa é a grande mudança no campo da criatividade”, reforça.
Com os desafios e as oportunidades que o atual cenário trouxeram para a indústria da comunicação, a criatividade foi colocada em cheque. Segundo Prasoon Joshi, CEO e CCO da McCann Índia, os horizontes da publicidade estão mudando definitivamente. “É difícil definir, mas a cultura criativa se manifesta muito bem quando necessária. Temos visto muito isso durante a pandemia. Em tempos de crise, se você tem uma cultura criativa, você não entra em pânico, você encontra formas inovadoras de sair da crise”, ressalta.
Já Melissa Routhier, CCO da VMLY&R, acredita que o profissional não consegue ser realmente criativo e curioso, se não tiver liberdade. “É preciso construir uma perspectiva única e verdadeira para apoiar a equipe. Com isso, eles trazem ideias mais criativas, curiosas e interessantes. É preciso ter liberdade para falhar e ser corajoso. A liberdade simplesmente traz essas perspectivas. Todo mundo está olhando para a criatividade através de uma lente de construção de valor.