Matt Blumberg é CEO e cofundador da Return Path, que atua com dados e insights para otimizar o e-mail marketing das empresas. Presente em sete países, a companhia é referência no tema e possui cerca de quatro mil clientes no mundo. Só no Brasil, são 400 marcas, como Livelo, Via Varejo, Centauro, Mercado Livre, Grupo Boticário, Magazine Luiza, Multiplus, Netshoes e Natura. Ao PROPMARK, o executivo falou sobre as possibilidades, a utilização de inteligência artificial, diferença entre conteúdo e spam e o futuro do setor.
A EMPRESA
A Return Path foi fundada em dezembro de 1999. Desde o começo nossa missão é ajudar empresas a ter acesso a dados que ajudem a tornar seus disparos de e-mail marketing mais efetivos. É bastante difícil obter informações nesse setor porque o conteúdo está em servidores de outras empresas. Então o que fazemos é ajudar os clientes a medir e corrigir suas campanhas com uma variedade de ferramentas e fontes de dados. Hoje somos 450 pessoas em 11 escritórios localizados em sete países: Nova York, Indianápolis, Denver, Austin e Vale do Silício, nos Estados Unidos; Toronto, no Canadá; Londres, na Inglaterra; Paris, na França; Hamburgo, na Alemanha; Sydney, na Austrália; e São Paulo, no Brasil. O escritório de São Paulo é nossa sede para toda a América Latina.
ATUAÇÃO LOCAL
A gente entende que cada país tem as próprias formas de fazer negócios, seus costumes, culturas e leis. Tentamos ser o mais flexível possível e nos adaptarmos a esses fatores, mas queremos que o melhor de nossa empresa esteja presente em todos os escritórios. O trabalho de nossos country managers é entender qual a melhor forma de unir sua cultura local com a cultura da Return Path. Eu gosto de pensar que se você entrar em um de nossos escritórios em qualquer lugar do mundo, você vai encontrar uma mesma identidade, mas com um “tempero” local. A gente também toma o cuidado de produzir conteúdo de comunicação e marketing na linguagem de cada região.
SOLUÇÕES
As métricas básicas de e-mail marketing são: quantas mensagens voltaram, quantas foram abertas e quantas converteram visitas ao site. Na Return Parth, a gente oferece soluções capazes de identificar problemas de entrega e frequência, além de medir quantos envios vão para as caixas de spam ou aba de promoções. Também produzimos relatórios com recomendações específicas para cada cliente que mudam semanalmente. Conseguimos prever, por exemplo, qual é a melhor ordem de envio para cada usuário de uma lista, com o objetivo de que o conteúdo seja relevante e não considerado spam pelos servidores.
O E-MAIL MARKETING VAI MORRER?
Eu escuto isso há 20 anos. Todo ano são publicadas grandes reportagens sobre o fim do e-mail marketing, e todo ano isso não ocorre. Os nossos clientes, em sua maioria, conquistam anualmente mais contatos em suas bases, enviam mais mensagens, recebem mais retornos de seus consumidores e geram mais impacto para os seus negócios. Todos os anos o setor cresce, então eu não sei o porquê de o setor ter se tornado esse ‘saco de pancadas’. Somos também, a cada ano, o canal de marketing com o melhor custo-benefício e a forma mais efetiva, simples e poderosa de comunicação direta com os clientes. O e-mail marketing não vai morrer.
BOM USO
O e-mail não é a melhor forma de conquistar novos clientes. Quando ele é enviado com esse propósito, é spam. Há ainda quem reclame que recebe muitos e-mails de empresas, mas o problema é macro: há muita publicidade em todos os meios. Mas até isso já diminuiu com o tempo porque as empresas estão mais espertas em relação à frequência. A sofisticação dos filtros de e-mails também ajuda bastante. O grande desafio é: como manter os usuários constantemente engajados?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A gente atua com muita tecnologia e inteligência artificial em nossos produtos, mas tentamos fazer com que eles sejam simples e fáceis de utilizar. Nossa visão sobre IA é: talvez um dia esses processos possam se tornar completamente automatizados, mas esse dia ainda não chegou. Enquanto isso, a gente acredita que essa seja uma ferramenta muito poderosa para se colocar nas mãos humanas.
FUTURO
Estamos muito empolgados para ampliar nossos negócios para outros países da América Latina e conquistar novos clientes com todo o mundo. Queremos continuar investindo em tecnologia e oferecer mais soluções. Também trabalhamos para integrar nossos produtos às ferramentas de disparos utilizadas por nossos clientes. As pessoas nos perguntam se não vamos nos tornar uma empresa digital, mas eu digo: ‘O e-mail permite o acesso aos sites, às redes sociais e está em tudo. Por isso, nós já somos digitais’.