Jeffrey Sharlach conta a trajetória da agência, que tem importantes players, como Disney e Mastercard, como clientes
Com três décadas de história, a JeffreyGroup se consolidou como uma força influente no mercado de comunicação corporativa, construindo uma equipe distribuída em seis escritórios próprios e uma grande cartela de clientes, que conta com gigantes como Amazon, American Airlines, Bayer, Disney, Mastercard e Salesforce.
Ao ser questionado sobre o segredo do sucesso, Jeffrey Sharlach, fundador da JeffreyGroup, resume a jornada em uma frase: estar no lugar certo, na hora certa.
“Muito do sucesso nos negócios e na vida é estar no lugar certo, na hora certa”, destaca o fundador. Na entrevista a seguir, Sharlach revisita seus 47 anos no segmento de relações públicas, apresenta reflexões sobre o futuro promissor do mercado e revela detalhes sobre a sua aposentadoria.
Você poderia compartilhar um pouco sobre sua experiência fundando a JeffreyGroup?
Eu acredito que tenha sido uma jornada longa e muito emocionante. Quando eu comecei, a JeffreyGroup já tinha 16 anos de experiência em Nova York, trabalhando para grandes agências. O plano original era fazer algo diferente e não criar uma grande agência, mas realmente ser uma pequena empresa de consultoria. Eu senti que era uma ótima oportunidade em Miami porque, a partir da minha experiência trabalhando para uma grande empresa internacional, havia uma grande demanda para negócios na América Latina em Miami. Isso foi na década de 1990, quando havia muito entusiasmo por toda a América Latina, e as pessoas esperavam um enorme crescimento na região. As pessoas estavam muito animadas com Venezuela, Peru, Colômbia. Então, havia muito entusiasmo por toda a região da América Latina. O Brasil, é claro, sempre foi importante devido ao seu tamanho, e o México também, mas não era apenas focado nesses países. O foco era em toda a região, e muitas empresas estavam transferindo suas sedes latino-americanas para Miami na época. Hoje em dia, pouquíssimas empresas têm sedes regionais, mas naquela época era realmente importante devido à comunicação e ao transporte. A comunicação não era como é hoje, onde podemos ter uma videochamada apertando alguns botões. Foi realmente muito desafiador. Portanto, as empresas tinham sedes regionais por dois motivos: comunicação e transporte. O transporte também ficou muito mais fácil, mas quando comecei a empresa, em 1993, se você quisesse voar de Lima, Peru, para São Paulo, Brasil, provavelmente voaria para Miami primeiro e depois voltaria para lá. Certamente não havia voos diários ou várias opções diárias para escolher. As sedes regionais faziam muito sentido para as empresas na época, pois as reuniões presenciais eram muito importantes. Não tínhamos equipes ou Zoom. Então, para ter reuniões onde você podia se sentar ao redor de uma mesa e conversar com as pessoas, as pessoas se reuniam. Eu mudei de Nova York para Miami, minha cidade natal, mas, quando me mudei, já tinha uma boa ideia falando com clientes e trabalhando internacionalmente de que Miami se desenvolveria como um centro regional latino-americano para relações públicas e comunicação corporativa. E foi isso que aconteceu.
Ao que você atribui o sucesso da JeffreyGroup?
Grande parte atribuo ao fato de estar no lugar certo na hora certa. O resto eu atribuo a todas as ótimas pessoas que tive trabalhando comigo aqui na JeffreyGroup, mas muito do sucesso nos negócios e na vida é estar no lugar certo na hora certa, e isso certamente foi o caso quando comecei a JeffreyGroup em Miami, em 1993. A ideia não era construir uma grande empresa. Eu estava tentando fugir da vida das grandes agências, mas não funcionou como planejei, porque a JeffreyGroup realmente começou a ser muito bem-sucedida desde o primeiro ano. Felizmente, tivemos o apoio de vários clientes grandes nos primeiros anos, que realmente nos ajudaram a crescer e expandir na região. E acho que uma das coisas que todas as agências experimentam é que a parte mais difícil é conseguir esses primeiros clientes, especialmente com grandes empresas multinacionais e marcas globais, os tipos de empresas com as quais a JeffreyGroup trabalha. Eles não querem arriscar com uma nova agência. Eles querem esperar para ver. ‘Ah, a MasterCard está trabalhando com a JeffreyGroup, eles devem ser bons, podemos fazer também’. Então, fomos muito afortunados. E outra coisa importante, acho, é que sempre tivemos esse foco de não tentar ser tudo para todos. Íamos focar em empresas multinacionais e marcas globais, porque isso requer um tipo específico de pessoa, e esse sempre foi nosso foco ao contratar pessoas, crescer e expandir na região.
Quais valores você acredita que destacam a JeffreyGroup?
Esse é um dos nossos grandes desafios porque, na minha opinião, uma das coisas muito evidentes é que não há uma diferença muito grande no produto final que a JeffreyGroup e outras agências de alto nível entregam em nossos mercados. No final, grande parte do produto final é o mesmo, mas sempre senti, desde o início, que queríamos ser uma agência que fazia as coisas de maneira diferente, que realmente se concentrava na atenção personalizada ao cliente e, mesmo à medida que crescíamos, mantínhamos a tradição de fazer as coisas da maneira que fazíamos quando éramos uma agência muito pequena. Era muito fácil para mim quando éramos apenas 10, 12 ou 20 pessoas, porque todos me conheciam, todos trabalhavam comigo, e era muito fácil fazer as coisas da maneira que hoje chamamos de ‘o jeito JeffreyGroup’. Agora, é claro, o ‘jeito JeffreyGroup’ é algo que está em cartazes em nossos escritórios. É algo com o qual todos os novos funcionários se familiarizam, e é essa ideia de como trabalhamos com os clientes de uma maneira que faz com que os clientes sintam que somos respeitosos, atentos aos detalhes, muito criativos e sempre apresentando ideias de maneira proativa. Quando falo com os funcionários, sempre destaco que as pessoas que terão sucesso na JeffreyGroup são aquelas que desejam novos desafios todos os dias, e não aquelas que querem que todos os dias sejam iguais. Nesse caso, a vida em agência não é para você.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 19 de fevereiro de 2024