O jornal O Globo lançou no último domingo (18) um site com o conteúdo jornalístico completo desde sua fundação, em 1925. São cerca de 10 milhões de matérias digitalizadas em quase dois milhões de páginas, que estarão disponíveis exatamente como foram editadas e diagramadas na ocasião em que foram publicadas.
Na seção “Rio de histórias”, fatos marcantes da história do Rio de Janeiro serão revelados pelos colunistas do veículo, convidados para serem curadores do espaço que será organizado por décadas, de 1920 a 2010. Luiz Paulo Horta assina os anos 20; George Vidor, os anos 1930; João Máximo, os anos 40; José Casado, os anos 50; Zuenir Ventura, os anos 60; Artur Xéxeo, os anos 70; Arthur Dapieve, os anos 80; Flavia Oliveira, os anos 90; Ancelmo Gois, os anos 2000; e Agostinho Vieira, os anos de 2010.
Frases marcantes de personalidades, fotogalerias e charges também fazem parte do conteúdo. A seção “Em destaque!” reúne matérias produzidas diariamente pela redação, estabelecendo uma relação entre um fato atual e uma notícia análoga do passado. A campanha de lançamento é da DM9Rio e traz o conceito: “Acervo O Globo. A história do Rio, do Brasil e do mundo. A sua história”.
Ficha técnica:
Direção de criação: Álvaro Rodrigues e Diogo Mello
Criação: Álvaro Rodrigues, Diogo Mello, Otto Pajunk, Guilherme Cunha e Oswaldo Sá
Atendimento: Polika Teixeira, Ricardo Zanella, Camila Hamaoui e Andrea Carneiro
Mídia: Renato Fachim e Aline Freitas
Gerenciamento de projeto: Eduardo Grandelle
Produtora do filme: Nuts Locomotyva
Produtora web: 3Bits
Aprovação pelo cliente: Sandra Sanches, Fernanda Araujo e Alessandra Teixeira