Essa semana o jornal O Globo realiza a terceira edição da Semana Design Rio, no Jockey Club Brasileiro. Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo trazer ao público a discussão de novas ideias, apresentar produtos, promover trocas de experiências e a possibilidade do contato com profissionais brasileiros e internacionais do design. Entre as principais atividades estão workshops, estudos de casos e palestras que apresentarão o design de forma transversal, mostrando várias relações do design com a comunicação, branding e tecnologia, com ideias e projetos inovadores. Entre os palestrantes, Ana Couto, Marcelo Rosenbaum, Fernando Prado, Zanini de Zanine, a holandesa Ellis Bartholomeus (falando sobre “Como desenhar o valor de jogar e brincar”) e o italiano Giovanni Cutolo (palestra sobre “O Sistema Design: Brasil x Itália x Brasil”).
No Jockey será realizado o Mercado Design Rio, com a presença dos próprios designers das marcas Zanini, Lattoog, Índio da Costa Design, Bold, O Formigueiro, Pedro Braga, Velt, Bolei Design e Prime Design.
Outra atração dentro da Semana Design Rio é a 7ª edição da exposição Rio+Design, uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio, em parceria com o Sebrae, a Firjan e o Sigraf.
O evento é uma realização do Globo e conta com a parceria da H.Stern e patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Shopping Leblon, Senac, Sebrae e CasaShopping. A Semana Design Rio tem também o apoio da Enel, Granado, Tok&Stok e Brassaria Ampolis com a parceria do Centro Brasileiro de Design Industrial (CBDI).
Distritos Criativos
Inspirados no o movimento espontâneo que acontece na Semana de Design de Milão, na Itália, além das atividades realizadas no Jockey Club, artistas e designers locais promovem atividades paralelas ao evento em quatro distritos espalhados em bairros estratégicos da cidade do Rio. Os distritos são formados por regiões onde há grande concentração de economia criativa. A fábrica da Bhering, na Zona Portuária, foi um dos locais escolhidos por concentrar cerca de 50 ateliês. Além dela, o Porto, o Jardim Botânico e o Rio Antigo (área que engloba a Rua do Lavradio, Lapa e Praça Tiradentes) também fazem parte dos quatro Distritos Criativos que são referências em design e arte para a cidade.
O evento conta com projeto de Índio da Costa e produção assinada pela Dream Factory.
Para participar das atividades, basta entrar no site do Clube Sou +Rio (www.clubesoumaisrio.com.br) e realizar a inscrição. Mais informações sobre o evento e a programação, estão disponíveis na página oficial do evento: www.semanadesignrio.com.br.