Não é de hoje que percebemos que agências de marketing e publicidade de pequeno e médio porte tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, até porque o país, hoje, é um dos maiores berços do empreendedorismo em virtude dos desafios econômicos vividos durante a pandemia da COVID-19.

Segundo pesquisa do Sebrae, publicada em 19 de janeiro, o Brasil atingiu o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Já podemos dizer que um quarto da população adulta do país já empreende, principalmente devido à crise do COVID-19.

As plataformas sociais digitais estão recheadas de novas empresas que já estão divulgando seus produtos/ serviços e muitas buscam parceiros que possam auxiliar no posicionamento de suas marcas e no aumento de receita.

Engana-se quem acredita que estas não possuem poder aquisitivo para a contratação de uma agência. Segundo dado revelado pelo Sebrae, nos últimos seis meses, mais que dobrou a demanda por crédito para estas empresas. Em 2019 o percentual era de 18% e em 2020 subiu para 38%. 

O que estas empresas querem? Aumentar faturamento e percepção de marca. Este mercado merece atenção. É importante saber que estas empresas não estão na internet à toa, estas empresas querem crescer suas marcas e faturar. Mais do que uma questão de branding é uma questão de sobrevivência e do sonho de alguém que está em jogo. 

Quando trabalhamos para empresas de médio e até pequeno porte, a agência passa a ser muito mais do que a agência de publicidade e marketing, esta se torna parceira de negócio e inclusive parte atuante no dia a dia destes empreendedores, parte da tomada de decisão. É um desafio extra, mas uma jornada incrível que inclusive traz tanto resultado positivo que hoje já observamos empresas e marcas de grande porte buscando agências com esta mentalidade de parceiro de negócio e tem partido para agências com este modelo.

O fato é que já estamos vivendo a democratização do marketing e da publicidade e este processo foi acelerado em virtude da pandemia. Qual empresa que não está presente nas plataformas digitais? Até o pequeno empreendedor tem seu Instagram e/ou página no Facebook.

Enxergar com outro prisma e ver as mudanças nos cenários da comunicação e na economia é estar atento às oportunidades que o novo normal nos traz. 

Mariana Kannebley é CEO da MOK, agência especialista em marketing digital e publicidade.