Em um cenário de atenção cada vez mais disputada, a produtora Cabaret aposta na originalidade para criar trilhas sonoras impactantes

Ao focarmos em algo, abrimos mão de inúmeras outras possibilidades — seja consumir outro conteúdo ou simplesmente estar ociosos, algo que parece cada vez mais difícil. No ambiente físico ou digital, nossa atenção está constantemente disputada por diferentes estímulos. Em um cenário onde a atenção é um recurso escasso e disponível em momentos cada vez mais curtos, como uma marca pode garantir seu espaço?

Personalização, uso de inteligência artificial para identificar os momentos ideais de exibição e a aposta em diferentes formatos de mídia são algumas das estratégias utilizadas para capturar a atenção do consumidor, mesmo que por poucos segundos. No caso da produtora de áudio Cabaret, sua tática está nos sons emitidos em campanhas publicitárias. O sócio-fundador da produtora, Cayto Trivellato, explica esse cenário e detalha o trabalho da produtora, que completa 16 anos de história com parcerias junto a agências como AlmapBBDO, GUT, Cheil, FBiz, Hypera e Africa Creative.

A estratégia sonora pode ser aplicada tanto em uma trilha hero de dois minutos quanto em versões mais curtas de 60, 30 e até cinco segundos. Um exemplo é a campanha da Estomazil com Sidney Magal, que inicia seu filme com a nota clássica do sucesso ‘Meu sangue ferve por você’. Utilizar canções já conhecidas pelo público é uma forma eficaz de garantir atenção.

Guilherme Azem, Ingrid Lopes e Cayto Trivellato, sócios da Cabaret (Divulgação)

"Às vezes, uma música conhecida chama a atenção, isso é muito certeiro. O que todo mundo faz geralmente é o que não funciona. ‘Não passa esse comercial para frente’. Eu escuto isso e a primeira coisa que faço é passar o comercial para frente. Essas coisas não funcionam”, comenta Cayto. Ele também destaca o uso de elementos de estranhamento como uma tática eficaz: “O silêncio repentino na TV antes do comercial, algo que você não espera, um efeito de reversão… Tem de ser algo diferente, uma música conhecida ou um som inusitado que gere curiosidade e prenda a atenção”.

Cases
A Cabaret já foi premiada em Cannes e esteve à frente de projetos de grande repercussão. Em 2024, a produtora assinou a trilha da campanha ‘Errata at 88’, criada para Johnnie Walker (Diageo) pela Almap- BBDO, que rendeu à agência o Grand Prix na categoria Entertainment Lions for Music. O projeto homenageia a trajetória da cantora de bossa nova Alaíde Costa.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 7 de abril de 2025