Cristiano Miano  está de volta à operação após se dedicar a investimento em startups

Fundada há mais de 20 anos pelo executivo Cristiano Miano, a Digi vem buscando espaço no segmento de marketing de incentivo, mas sem abandonar sua pegada digital, afinal ela está na gênese desse movimento do mercado brasileiro. Atualmente, a agência atende marcas como a Nestlé (Vença), TIM (merchandising), Vigor e Corega (promoção), Fanta (Halloween), Coca-Cola (Safra de Campeões) e Cargill (Veste a camisa).

“A Digi potencializa as pessoas inspirando-as a conectarem-se com marcas, superarem-se e gerarem mais resultados através de pertencimento, reconhecimento e recompensas”, resume Miano, que utiliza a tecnologia para a gestão de programas de incentivo, promoções, comunidades, programas de loyalty, campanhas de trade marketing e programas de relacionamento com canais e stakeholders.

Miano, que integra a IMA (Incentive Marketing Association), nos Estados Unidos, está retornando ao dia a dia da operação após se dedicar
por um período ao investimento em startups. Na sua ausência, o cofundador e agora COO, Pedro Bannura, tocou a empresa. Confira os principais pontos da sua entrevista.

Contribuição
O incentivo conecta as marcas e as pessoas (sejam colaboradores, parceiros ou clientes), potencializando o pertencimento e o reconhecimento entre estes players. As campanhas de incentivo são formas de demonstrar a importância dos relacionamentos entre as pessoas e as marcas. E estes programas terminam por reconhecer e recompensar o relacionamento mais produtivo. Incentivo vai ajudar as marcas a alcançarem melhores resultados, potencializarem a velocidade dos processos, mudanças e negócios através de comunicação clara e incentivada a resultados.

Momento
Pode ser usado quando é necessário promover mudanças. Seja para aumentar indicadores como vendas, segurança e outros, ou seja, para mudar comportamento, criar um novo hábito ou lançar um produto ou ideia. Através de engajamento, pertencimento e recompensas, que são as características que as campanhas de incentivo promovem, as empresas conseguem adesão e empenho de times. Costumo falar que campanhas de incentivo são usadas quando queremos dizer que inspiramos superação.

Prêmios
Hoje em dia, os participantes desejam liquidez e prêmios como cash back, pagamento de contas, especialmente pela situação financeira do país. Porém, segundo a classificação de prioridade dos motivadores extrínsecos das pessoas, segundo pesquisas científicas, as pessoas são motivadas, primeiramente, por pertencimento. Sentir que são parte de algo maior e o seu trabalho vai contribuir com algo específico e mensurável para este sucesso.

Em segundo lugar, vem o reconhecimento: as pessoas querem ser reconhecidas e divulgadas pelos seus esforços e conquistas. E só em terceiro lugar vem a recompensa. Ainda sobre o valor e a percepção: Os prêmios financeiros têm menos impacto na percepção de conquista e lembrança de longo prazo. Gastar dinheiro traz culpa e compartilhar sobre prêmios monetários conta com mais barreiras do que divulgar prêmios em experiência e outros.

Viagens
Dos prêmios não-monetários, as viagens são uns dos mais impactantes e geram lembranças de longo prazo. Viagens podem ajudar a tematizar campanhas e, também, emprestam muito glamour a elas.

Produtividade
As campanhas de incentivo atuam justamente em incrementar métricas de qualquer natureza. O incentivo está diretamente conectado com a mudança e superação. É como a cenoura para promover a mudança ou o incremento. Por isso, a modalidade incentivo é conhecida como “autopagável”. Pois o incremento ou mudança gerado pela campanha promove o pagamento dos incentivos e premiações com o valor incrementado de vendas ou valor interno da mudança promovida.

Leia a entrevista completa na edição de 24 de abril