Com 35 anos de atuação no mercado, a marca de queijos Danubio, que pertence ao portfólio da Vigor Alimentos, volta a investir em comunicação para reforçar os atributos de seus produtos. A nova campanha, desenvolvida pela agência SunsetDDB, apresenta o posicionamento ‘Viver leve é mais gostoso’, que mostra para as pessoas que é possível equilibrar as questões da saudabilidade com a indulgência, mas sem perder o sabor. Nesta entrevista, Eduardo Jakus, diretor da unidade de negócios da Danubio, fala sobre os aprendizados de 2020, dos insights que as mudanças de hábito dos consumidores trouxeram para a marca e sobre como observa o mercado de laticínios.
Aprendizados de 2020
O ano de 2020 foi bem atípico e cheio de desafios. Em relação a empresa, tivemos algumas coisas que acabaram beneficiando a marca e outras onde fomos super impactados. Por exemplo, temos uma presença importante no canal de food service, mas em meados de abril tivemos uma queda de quase 77% em vendas. Este é um canal importante para a marca, pois estamos presente em alguns restaurantes. Por outro lado, a distribuição no varejo acelerou. As pessoas passaram a consumir mais as nossas categorias de produtos em casa. Então, o desafio foi ter uma maior agilidade com o time, que direcionou rapidamente os volumes para os canais que passaram a ter mais demanda.
Novos insights
A pandemia acabou reforçando o que já víamos como tendência em nossas pesquisas. Atualmente, fala-se muito da busca por uma alimentação saudável e de uma relação mais equilibrada entre a indulgência e a alimentação. Então, tudo isso acabou acelerando esse processo e o tornando mais evidente. O posicionamento que exploramos em nossa nova campanha traz essa mensagem de leveza e bem estar.
Posicionamento ‘Viver leve é mais gostoso’
Queremos reforçar a atitude de ter uma vida mais leve. A marca quer que o consumidor encare as coisas do dia a dia de uma forma mais saudável, leve e menos estressada. A nossa campanha foi baseada em pesquisas, no que aconteceu em 2020, e em algumas referências que já tínhamos antes da pandemia. Além disso, queremos oferecer com os nossos produtos mais sabor e saudabilidade ao consumidor. Mostrar que, não necessariamente, a questão da saudabilidade está associada a uma alimentação menos saborosa e restrita em quantidades. Queremos provocar que as pessoas possam equilibrar as questões da saudabilidade com a indulgência, mas sem perder sabor.
Consumidor crossmedia
Hoje, temos cada vez mais opções de comunicação. Estamos aprendendo bastante, pois o consumidor também mudou o seu hábito nas mídias, acessando mais conteúdos nos canais digitais. As vendas digitais em alta facilitam a comunicação com o nosso target. A estratégia com a nova campanha, criada pela agência SunsetDDB, é reforçar a nossa mensagem com esse público, que já tem uma tendência a levar uma vida mais leve. Além, claro, de salientar que é uma marca que está presente em todo o Brasil, em diversos supermercados e no food service.
E-commerce
O aumento da penetração do e-commerce junto aos consumidores ajuda a marca na comunicação e na exposição dos produtos. Tínhamos como prioridade dentro da companhia alavancar este canal e a pandemia acabou acelerando esse processo e tivemos crescimentos importantes. Não temos um canal direto de vendas dos produtos Danubio, mas estamos presentes em diversos outros parceiros varejistas.
Mercado de laticínios
A Danubio está inserida no segmento de queijos, então, ele foi altamente beneficiado. Apesar do impacto no food-service, a área foi altamente alavancada pelo varejo. Identificamos um consumo expressivo na área de queijos, tudo isso motivado pelas pessoas cozinhando mais em casa. Elas inseriram a rotina da culinária em seus lares como uma forma de se ocupar e tirar o stress de ficar em isolamento social. Então, houve crescimento nos queijos que chamamos de básicos, como, por exemplo, mussarela e prato. Assim, como nos queijos finos, com as pessoas querendo dar um toque mais sofisticado e de sabor em suas receitas.
Sustentabilidade
A empresa vem realizando iniciativas importantes em prol da sustentabilidade, Com ações tanto nas plantas, na área logística, quanto na linha de produtos. Recentemente, não na linha Danubio, mas com a Vigor, a empresa lançou um iogurte com embalagem de papel, o Vigor Simples. Estamos com os olhos voltados para a questão da sustentabilidade.
Perspectivas
O investimento em comunicação e marketing para a marca Danubio aumentou de forma significativa em 2021, principalmente, com a chegada da nova campanha. No ano passado, não comunicamos a marca, então, com essa ação trazemos um incremento importante dentro do investimento total da companhia. Em termos de produtos, não estamos prevendo lançamentos para este ano. Vamos reforçar aqueles que trouxemos em 2020 e que, por conta da pandemia, tivemos dificuldades de distribuição. Como, por exemplo, o cream cheese no pote e a linha de sobremesas aeradas a base de queijo e geléia de frutas. Além disso, há um trabalho para recuperar o mercado de food service. Já tivemos uma melhora significativa desde o início da pandemia, mas há muitas oportunidades para serem trabalhadas com os nossos clientes dentro deste canal.