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Morreu na manhã desta terça-feira, 19, o designer de moda Karl Lagerfeld. A causa da morte do alemão, que tinha 85 anos, não foi ainda anunciada.

Lagerfeld ocupava a diretoria criativa da Chanel, onde atuava desde 1983. Anteriormente, ele já havia colaborado para as marcas Chloé, Curiel e Fendi. Sob seu comando, a Chanel atingiu o patamar de uma das marcas mais luxuosas e desejadas do mundo atual.

Além de designer, Lagerfeld era ainda fotógrafo e até mesmo criou muitas das campanhas publicitárias da marca. A Chanel possui agência in house e também conta com o apoio da WPP para gerenciamento de mídia, marketing e digital.

Ao longo das últimas décadas, a marca utilizou nomes como Audrey Tatou, Keira Knightkey, Vanessa Paradis, Pharell Williams, Brad Pitt Blake Lively e Chaudia Schiffer em suas campanhas.

Em 1989 a cidade de Campo Grande, no Rio de Janeiro, recebeu a Chanel para a gravação do filme do perfume Égoïste, que foi dirigido por Jean-Paul Goude e veiculado em 1990. A campanha ganhou um leão de ouro no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions no mesmo ano. A produtora carioca Zohar foi responsável pela coprodução do vídeo juntamente com a francesa PAC. Nomes como o produtor Antonio Carlos Accioly e o cenógrafo Abel Gomes participaram do processo, que reproduziu a fachada do InterContinental Carlton Cannes Hotel e custou cerca de 2 milhões de dólares naquela época. Relembre:

Outra criação publicitária icônica da marca e com participação brasileira foi o curta-metragem de 2004 dirigido por Baz Luhrmann (O Grande Gatsby, Moulin Rouge e Austrália) e estrelado por Nicole Kidman e Rodrigo Santoro. Estima-se que o vídeo tenha custado cerca de 42 milhões de dólares. Veja:

A empresa aposta ainda em rigorosos padrões de design para suas lojas, catálogos, peças de divulgação e até mesmo para as “bolsas” que embalam as compras. Todos os materiais costumam ser famosos por transmitir seu conceito minimalista e elegante – e por possuírem altíssimos valores de investimento.