O time do PROPMARK faz uma das melhores coberturas do Cannes Lions. Então, não tenho a pretensão de abordar o festival no que diz respeito ao seu conteúdo principal: as premiações, as palestras, os seminários e os workshops. Vou me dedicar então a uma visão da estrutura por trás do megafestival e o que ocorre em paralelo aos eventos principais. Começando por um dos grandes espaços do evento, o Palais des Festival et des Congrès. É um complexo enorme, de mais de 30 mil metros quadrados, com cinco auditórios e mais de 26 salas de tamanhos variados. É possível atender perto de 30 mil pessoas simultaneamente.
Fica à beira mar, ao lado do porto de Cannes, o que dá um charme especial ao local. O Cannes Lions ocupa praticamente todos os espaços do Palais, que são divididos em duas áreas: Palais I e Palais II. E tem ainda um monte de atividade paralela, invadindo os espaços públicos da famosa Croisette e suas praias na semana de 15 a 21 de junho. Para onde você olha, tem atividade sendo realizada, com uma profusão de marcas do universo de marketing e comunicação. As grandes empresas montam superespaços de ativação e conteúdo no calçadão ou na praia mesmo, literalmente.
Veja quem tem espaços próprios na praia: Google, Facebook, Spotify, Pinterest, Twitter, Verizon, Dentsu Aegis e RTL. E não só estandes, não, são espaços vivos, com muita atividade acontecendo. Nos hotéis de frente para a Croisette, outras marcas ocupam foyers, salas e rooftops. Tudo para atrair potencias clientes de todo o mundo.
Para quem não tem essa bala toda, existe ainda a possibilidade de ficar com um dos
espaços das “cabanas”, áreas modulares, montadas no calçadão junto à praia. E tem ainda aqueles que programam festas e atividades paralelas em iates e outros espaços alternativos.
Ou seja: pensa num evento em que você vai dormir com a sensação de que perdeu um monte de atividade. Este evento é o Cannes Lions. É simplesmente impossível acompanhar tudo. Acabou a programação de palestras? Tem happy hours te esperando por todo o lado. Mas vá com calma porque todos os dias, a partir das 19h, tem as cerimônias de premiação.
O bom é que no verão de Cannes escurece muito tarde, lá pelas 22h. Então dá para estender o dia e a noite. Bateu uma fome na madrugada? A DV – DoubleVerify oferece pizza de graça, das 23h às 4h. Os CDFs, como eu, fogem dessas baladas porque na manhã seguinte tem muita ralação esperando desde cedo.
Mas dá para curtir a gastronomia da Côte D’Azur e os passeios pela praia ou pelas charmosas ruas do Le Suquet, que foi apelidado pelos brasileiros de Pelorãn (versão afrancesada de Pelourinho) pela semelhança com o nosso Pelourinho, de Salvador.
E tem o comércio chique da Rue D’Antibes e até as lojas de descontos da Rue Meynadier, que eu apelidei de vingt-cinq de mars (Vinte e Cinco de Março afrancesada). Para quem tem menos compromisso de acompanhar tudo do festival, há diversas opções de passeios por cidades próximas de Cannes. A mais conhecida é Saint-Paul-de-Vence, uma cidadezinha medieval supercharmosa, cheia de lojas de artes e antiguidade, bares e restaurantes bacanas. Tem também a romântica Eze, bem parecida com Saint-Paul-de-Vence.
Para os saudosistas, uma opção é Saint Tropez, onde viveu a lendária atriz Brigite Bardot. Bem em frente a Cannes, está a ilha Sainte-Marguerite, onde dá para chegar de barco e visitar a famosa prisão onde está a cela que foi cenário real para o Homem da Máscara de Ferro. A maior cidade da região, Nice, é também cheia de atrações. Os voos para a Côte D’Azur chegam sempre por lá. Um pouco mais distante está Monaco, com seu famoso cassino e o circuito de rua da F-1.
Enfim, a região é cercada por lugares interessantes, que ficam ainda mais atraentes na época do verão, quando temos um por de sol fantástico e luz do dia até 21h30. É isso aí! Como se não bastasse tudo o que o Cannes Lions oferece, em termos de conteúdo e inspiração, você vai encontrar outras boas razões para se programar para vir em 2020. Até lá!