A prerrogativa é bem antiga, mas todo empresário sabe bem, com crise ou sem crise, o velho ditado permanece: propaganda é a alma do negócio! O que muda com o tempo são os meios e, sejamos sinceros, hoje em dia são muitos!
Essa mudança de comportamento já é notada pelo mercado: o investimento em OOH por parte das agências foi de R$ 60,7 bilhões, um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Comparando todos os canais de mídia, o OOH também foi o que registrou o maior crescimento de todos: 271% comparado a 2015.
Mas, hoje em dia, não basta apenas informar! A forma de nos comunicarmos mudou e, com tantos meios de comunicação que temos à nossa disposição, impactar e engajar os consumidores passou a ser cada vez mais desafiador.
Interação passou a ser a palavra-chave para as marcas que procuram chamar a atenção do público. Uma máquina que distribui sample de algum produto, seja ele qual for, para quem informar seu nome e CPF, por exemplo, ou então, um painel em uma grande avenida, onde é possível registrar uma foto legal para se compartilhar nas redes sociais. Ponto para a marca, que usa diferentes canais para gerar buzz e interagir com os consumidores.
Frente a este cenário, sobressai-se o D-OOH (Digital out-of-home), painéis digitais para transmitir a mensagem ao público. A graça é que agora a ferramenta permite uma interação maior do público com a mensagem proposta por meio de jogos, cadastros, e outras ações com ênfase no relacionamento com o consumidor.
Mas claro que, como toda mídia, ela exige cuidados. Veja dicas da BIZSYS, produtora que ajuda agências de publicidade e propaganda a operacionalizar projetos especiais, para que a marca possa transmitir a mensagem da melhor maneira possível e aproveitar ao máximo as vantagens que o D-OOH oferece:
1 – Prime pelo interativo
O mobiliário urbano é um meio muito rico de possibilidades. Não hesite em explorá-los. Não adianta nada utilizar um meio tão cheio de oportunidades para expor uma campanha básica ou uma imagem estática. As pessoas são muito mais impactadas quando podem interagir com o canal proposto. Por isso, é essencial proporcionar uma experiência diferente e ativa para as pessoas se direcionarem à sua campanha publicitária.
2 – Do OHH para o celular
Só porque sua campanha tem como foco o MUB out-of-home, isso não quer dizer que não pode ir para outros canais. É possível fazer alguma brincadeira interativa cujo resultado vá para a página do Facebook da marca. As possibilidades são inúmeras. Incentivar a pessoa a publicar sobre a campanha em suas redes sociais também é uma atitude muito interessante.
3 – Abrace o consumidor emocional e promocionalmente
Quando você derrota o inimigo em um jogo de vídeo-game, a sensação é ótima, assim como quando você consegue pegar um bichinho de pelúcia nas máquinas de agarrar brinquedos. Ganhar itens ou ter uma experiência positiva faz muito bem, e esse é um ponto que você pode ter em mente ao criar sua campanha para um OOH. Ter alguma interação no MUB que faça o usuário se sentir beneficiado, seja emocionalmente, com alguma brincadeira ou mensagem interessante; ou promocionalmente, quando ele ganha algum sample ou cupom, aumenta bastante a efetividade da ação, aumentando o barulho e reconhecimento que a campanha faz no meio em que está inserida.
4 – Sempre utilize uma estratégia crossplatform
Mesmo seguindo todos esses passos, e confiando que o ponto em que o MUB está instalado é de boa visibilidade, só ele não é suficiente. Para que sua campanha tenha um ótimo retorno, é preciso que ela seja vista. Então, sem deixar de lado o cuidado com o MUB, é importante exaltar a campanha em todos os canais de comunicações disponíveis e, se possível, com estratégias de divulgação interligadas. Twitter, Facebook, Instagram, não exclua nenhuma, se você tem voz na rede, utilize-a!
Rodrigo Cassino é sócio da BIZSYS