Um dos festivais de música de maior sucesso no Brasil, o Lollapalooza também se transformou em um dos maiores eventos para exibição de marcas e ativação de experiências com o público. Na edição de 2017, que acontece neste sábado (25) e domingo (26), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, não será diferente. O festival se tornou uma marca tão forte, que a maioria das pessoas já o conhecem pela abreviação ‘Lolla’. Você se lembra de algum evento desse porte que é conhecido por um apelido?
“O festival nos permite uma aproximação muito grande com os consumidores. No Lolla, conseguimos proporcionar uma experiência de marca que fica gravada nas memórias das pessoas, além de demonstrarmos o conceito da nossa linha de antitranspirantes – ‘Transpirar nunca. Perder o seu estilo jamais’. Com as ações, mostramos como a marca é versátil e pode acompanhar esse cara em todos os seus momentos, dos mais ativos, aos mais estilosos – como é a atmosfera do Lolla e o mood de AXE”, conta Larissa Jorge, gerente de marketing de AXE, marca da Unilever que patrocina o festival.
De acordo com a executiva, o Lollapalooza é um dos canais ideais para falar com os homens, público-alvo da marca. “Como todos os anos, buscamos fortalecer a conexão com a marca de forma natural”, acrescenta a executiva. “Buscamos estimular a singularidade dos homens com ações que conversam e impactam diretamente cada um – o Lolla é um desses canais ideais que nos permite fazer isso”.
Na opinião de Isabela Delai, gerente de marketing de Fusion Energy Drink, energético da Ambev que entrou como apoiador do festival, o Lolla tem uma atmosfera única para conectar as pessoas. “O Lollapalooza é um grande momento de conexão entre as principais tendências de diferentes mundos. Ali música, moda, gastronomia, arte, marcas e o público se conectam de forma única criando uma atmosfera onde todos querem e podem viver experiências novas”, avalia Isabela.
Fusion é parceiro do Lolla há quatro anos e foi o palco escolhido pela marca para levar a nova linha de produtos ao público pela primeira vez. “A parceria sempre resultou na promoção de experiências surpreendentes para o público. O Lollapalooza é um festival que conecta estilos musicais com experiências para envolver os fãs de música em uma atmosfera completamente única, característica que tem total identificação com o novo posicionamento de marca ‘Energia que conecta você com o que vier’”, ressalta a executiva.
“Nossa expectativa é extremamente positiva, por isso escolhemos o Lollapalooza para levar a nova linha de produtos da marca ao público pela primeira vez. As novidades chegarão ao Lolla para surpreender o público e apresentá-lo ao novo posicionamento da marca. Convidaremos o fã de música a experimentar conexões inusitadas por meio de drinks que combinam sabores, ingredientes e sensações, capazes de energizá-lo para que ele aproveite cada momento do festival”, completa Isabela.
Ativações
Cerveja oficial do Lollapalooza 2017, a Skol promete derrubar fronteiras e estimular conexões, por meio de tecnologia, intervenções artísticas e espaço com paredes descontruídas. A marca leva para o festival uma versão do slogan “Redondo é sair do seu quadrado” com o mote “Puxe um papo fora do quadrado”, em campanha criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi.
O espaço da cerveja, em frente ao palco Skol, desconstruiu suas paredes para criar um ambiente de convivência aberto e acesso livre. Para estimular a conexão entre o maior número de pessoas, a marca trará uma brincadeira com tecnologia inédita no Brasil. No Skol Messenger, as pessoas poderão se adicionar na rede social e imediatamente iniciarem uma conversa. A ação transforma o QRCode do Messenger em um bottom e em um pôster. Quem quiser, poderá colar um pôster com sua foto e o código em um dos murais do espaço. A grafiteira Tainá Criola ainda pintará uma das paredes do Espaço Skol ao vivo, durante o festival.
“Temos buscado incentivar que as pessoas descubram a beleza do diferente, da pluralidade e se conectem de verdade uma com as outras, abandonado padrões antigos e estereótipos. E este é um caminho que estamos trilhando lado a lado de nossos consumidores. Participar de um festival como o Lollapalloza, que reúne um número enorme de pessoas com perfis tão diversos e únicos, conectadas pela música, é uma ótima oportunidade de colocar isso na prática”, disse Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Skol.
Já AXE, que é patrocinadora pelo terceiro ano consecutivo, decidiu distribuir cerca de 850 ingressos aos consumidores, com pulseiras de acesso ao festival carregadas com R$ 100,00 para serem consumidos no evento. A marca criou a ação “AXE Missions” na semana do festival, uma espécie de caça aos ingressos na qual os consumidores podem ganhar convites ao cumprirem missões em lugares estratégicos de São Paulo. A divulgação foi feita pelo time de influenciadores da marca, composto por Chay Suede, Daniel Rocha, Victor Collor, Caio Braz, Negueba, Loja Kings e Barbearia Corleone, que avisaram os internautas, por meio de suas redes sociais, quando as dicas das missões estariam nas páginas do Facebook e Twitter de AXE. A ação vai até esta sexta-feira (24).
A empresa preparou ainda uma série de ativações no festival, como o retorno do “Se Joga”, plataforma de saltos que foi um sucesso em 2016, e o “Find Your Magic Patrol”, com uma equipe que percorrerá o evento promovendo um minuto de mágica no look dos frequentadores do festival.
Para lançar sua nova linha, Fusion construiu um bar high tech e interativo nesta edição. No Fusion Shuffle, o público poderá por meio de uma tela touch optar entre as três linhas da marca – Tradicional, Wake Up ou T-Break – e escolher um dos mais de 20 drinks desenvolvidos especialmente para a ocasião, que misturam a energia de Fusion com ingredientes inusitados. Os participantes, além do drink escolhido, ganharão um copo decorado da marca.
A Ducoco, por sua vez, participará do evento com uma ação de degustação do Leite Ducoco pronto para beber. No Lolla Lounge, os convidados vão experimentar o leite vegetal de coco recém-lançado pela marca em shakes para dar energia para a maratona de shows. A ação foi desenvolvida pela agência Rock e reforça a origem 100% vegetal do produto.
No lineup do Lollapalooza 2017, estão bandas consagradas como Metallica, The Strokes, Duran Duran, The XX e muito mais.