Todo lançamento de uma campanha publicitária gera uma expectativa enorme na agência de propaganda responsável pela criação e também no cliente. As perguntas que ficam no ar são as mais comuns: “Será que a campanha vai pegar”? “Será que o público vai gostar”? Afinal, qual é a fórmula para uma propaganda cair no gosto do consumidor? Na opinião de especialistas, o mais relevante é quando a publicidade cria um conceito que se populariza entre o público.
Há duas campanhas com o tema da Olimpíada que parecem ter atendido bem a esse pré-requisito e pegaram logo de cara, viralizando fortemente na internet. A primeira é a do Bradesco, que leva o mote “Agora é BRA” e tem como trilha sonora a música “Se Ligaê”, que virou hit da Rio 2016. Para se ter uma ideia, ela está sendo cantada até pelos turistas estrangeiros que estão na cidade maravilhosa para os Jogos deste ano.
O comercial foi criado pela WMcCann e a canção, feita para a Olimpíada, tem as vozes de Sergio Mendes, Baby do Brasil e Rogério Flausino. Na ocasião do lançamento, Washington Olivetto, chairman da WMcCann, disse que “o filme era tudo de BRA. Eu, particularmente, estava com saudades de comerciais com música de alta qualidade, mas extremamente popular e adequada para o tema. Não é a música pela música”. Outro dado que comprova o sucesso: há quase um mês, quando o hit foi lançado em 22 de julho, a notícia “Música ‘Se Ligaê’ domina comercial do Bradesco para Jogos” está no ranking das ‘5 + lidas’ do PROPMARK online.
A campanha da Coca-Cola “Taste the feeling” (“Sinta o sabor”) é outro caso de sucesso. A música, com tom mais emocional e cantada por Conrad Sewell, retrata o espírito olímpico com leveza e leva a mensagem da marca, que trocou o slogan “Abra a felicidade” em janeiro deste ano. O comercial da marca para os Jogos “Quem merece ouro?”, que tem “Taste the feeling” como trilha, foi criado pela Ogilvy Brasil. A canção chama a atenção de todos também e divide o público.
Ainda existem campanhas que nem precisam de muito tempo para as pessoas começarem a comentar e se interessarem por elas. Esse é o caso, por exemplo, da nova campanha de Sol com o ator mexicano Gael Garcia Bernal com o sugestivo título “Vão falar”. Criada pela Talent Marcel, trata-se da primeira campanha internacional da marca produzida no Brasil. O filme explora o conceito “Espíritu Libre” da cerveja da Heineken e apesar da estreia recente – na semana passada – já está gerando um burburinho.
Celebridade pouco vista em propaganda, Gael Garcia Bernal declarou que decidiu participar da campanha porque o ‘Espíritu Libre’ lhe pareceu interessante. “Talvez a liberdade seja o conceito mais diretamente ligado à felicidade”. Ao que tudo indica, a escolha de Gael Garcia não poderia ter sido melhor. Assim como Nespresso, que tem o ator americano George Clooney como garoto-propaganda da fortíssima campanha “What Else?”, a Sol marcou um golaço com o mexicano.
Confira os filmes:
Agora é BRA – Se Ligaê
Coca-Cola – Quem merece ouro?
Cerveja Sol | Vão falar