Barry Wacksman, CGO da R/GA Worldwide, foi taxativo ao afirmar que o trabalho de uma agencia é maior que a publicidade em si. Para o executivo, a prova dessa afirmação são empresas que adotaram o que ele chamou de “ecossistema de valor”. “Nesse exemplo, os consumidores estão conectados a produtos e serviços”, destaca.
Um exemplo dessa teoria é a Apple. “O consumidor que tem um aparelho celular consegue se conectar ao computador e ao iPod”, exemplifica. Google e Amazon também seguem a mesma linha apresentada por Wacksman. “Conectar-se ao seu público-alvo é uma estratégia muito inteligente e é assim que pensamos na R/GA”, completa.
O executivo mostrou como era a tática usada no século passado. “Era uma estratégia horizontal”, diz. “A marca visava o crescimento apenas e nao a interconexão com o seu público”, afirma.
Audiência
Rob Schwartz, presidente da TBWA, afirmou que é preciso trabalhar por uma audiência e não por um consumidor. “Isso porque a tecnologia ajuda as pessoas a ignorarem a publicidade tradicional e isso muda tudo”, diz.
Ele citou uma pesquisa realizada pela revista AdWeek, na qual revelou que, a cada 100 cidadãos nova-iorquinos, 50 não assistem televisão. “E isso vem um pouco ao encontro daquilo que os executivos de grandes marcas dizem, que não querem mais a publicidade tradicional”, destaca.
Um exemplo citado por Schwartz é a rede de hotéis Marriott. “Eles estão trazendo um novo conceito de marketing criativo, que é a produção de conteúdo”, conta. “Com base nisso, o desafio é pensar em novos conteúdos, em como contar histórias de uma forma diferente”.