Crack é o primeiro episódio da série; atração estreia em 20 de março

 

Propor um diálogo franco e aberto, capaz de expor opiniões divergentes sem apontar o que é certo ou errado. Essa premissa foi o fio condutor para o desenvolvimento de “A verdade de cada um”, nova série documental da Nat Geo. Com produção de Fernando Meirelles e Bel Berlinck e direção-geral de Marcelo Machado, todos da O2 Filmes, a atração é composta por cinco episódios de 60 minutos, que abordarão temas como consumo, educação, madeira, crack e comida.

“A série é baseada em opiniões de personagens que se confrontam — às vezes radicalmente, às vezes de forma mais branda. O fato de um tema ser considerado ‘batido’ não foi uma preocupação. Nós queremos falar de temas que interessam, mobilizam, que ainda precisam ser discutidos e que estão longe de uma solução. Nosso objetivo é promover o debate”, explica Machado. O primeiro episódio a ser exibido, “Crack”, tem como personagens usuários e ex-usuários da droga, familiares de usuários, policiais e ONGs. “Tivemos o cuidado de falar com os principais atores envolvidos em cada questão e de jamais apelar para estereótipos”, afirma Renato Rossi, responsável pela direção do episódio.

Entre os interlocutores de “Crack” está Helder. Ex-usuário, ele luta para se manter longe do vício por meio de tratamento psicológico e com o apoio da família. “Uma pessoa que dorme ao lado das fezes e que passa dias sem tomar banho, largada, sem que ninguém a ajude, é safada ou doente?”, questiona. “Qual o caráter de alguém que abandona a família e só pensa na pedra?”, rebate Janaína, que teve a casa roubada, “do garfo ao piano”, pelo próprio irmão. A resposta para ambas as perguntas parece estar longe de alcance.

“Nós não colocamos um especialista para concluir o assunto, dizendo que de tal coisa é certa. O Nat Geo adota uma postura imparcial, neutra, de dar voz aos envolvidos e tentar aprender com o outro, sem julgamentos. Foi exatamente por esse motivo que o projeto da O2 nos chamou a atenção”, ressalta Marcello Braga, diretor de conteúdo da Fox International Channels Brasil. “Em uma época de internet e redes sociais, em que pessoas com opiniões diferentes se agridem o tempo todo, essa série se faz necessária. Vamos dar espaço à discussão saudável”, acrescenta Meirelles.

“A verdade de cada um” estreia em 20 de março, às 22h15, com narração do ator Milhem Cortaz, e será exibida para toda a América Latina entre maio e junho. A Fox não descarta a possibilidade de novas temporadas. Além da série, a programadora prevê as segundas temporadas das atrações nacionais “Missão pet”, “Ciência em casa” e “Tabu Brasil”, além do lançamento, em abril, de “Contos de Edgar”, série também produzida pela O2 e que faz adaptações de contos do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. “A Fox tem uma abundância de produtos nacionais, que ultrapassam, e muito, a cota exigida pela lei. Investimos em projetos brasileiros desde 2006, pois sabemos que programas locais são de interesse do telespectador, mesmo em canais internacionais”, diz Braga.

Entre os projetos da O2, estão “Destino: Rio de Janeiro” (segunda temporada de “Destino: São Paulo”), para HBO; “Beleza S/A”, para GNT; “Os experientes”, para a Rede Globo; e “Trabalho duro”, para Discovery, além do longa-metragem “Reveillon”, em fase de pré-produção. “Até o fim do ano, esperamos aprovar mais dez projetos”, adianta Andrea Barata Ribeiro, sócia e produtora da O2.