O fã brasileiro de Jogos Olímpicos possui hoje um relacionamento com os Jogos diferente que há 5 anos: estão mais “consumidos” pelos jogos e voltam seu foco cada vez mais fortemente para seus atletas favoritos. Isso ficou claro na pesquisa global Passion Drivers Olympics, realizada pela agência especializada em marketing esportivo Octagon, que aprofundou o olhar sobre os fãs dos Jogos Olímpicos e sua relação com o evento. A pesquisa foi realizada globalmente em 18 países, cobrindo 32 esportes/paixões. 

Os 3 fatores que mais engajam os fãs brasileiros de Jogos Olímpicos são: Consumo do evento, Afinidade com atletas e Nostalgia. A pesquisa também identifica 4 segmentos de fãs, cada qual com comportamentos, preferências e hábitos de consumo distintos.

“Uma vez que o evento será realizado no Brasil pela 1ª vez, o principal fator de destaque é justamente a expectativa de consumir este evento e participação ativa no mesmo. Além disso, o fã brasileiro tem muita afinidade com os atletas, ou seja, quer conhecer sua história de vida e como se superaram para competir no maior evento esportivo do planeta. Além disso, o fator nostalgia mostra que eles são totalmente motivados pelas histórias dos Jogos e querem fazer parte dela agora no Brasil”, comentou Manoel Ferreira, gerente de Insights & Strategy na Octagon Brazil.

Outro ponto interessante é a evolução do fã brasileiro de Jogos Olímpicos em comparação a 5 anos atrás. Na pesquisa Passion Drivers em 2010, em antecipação para Londres 2012, os principais fatores eram “socialização”, “amor ao jogo” e “senso de pertencimento” a um grupo. Agora que os Jogos se aproximam, isto mudou bastante para os dois principais fatores, “consumo do evento” e “afinidade com atletas”. Os fãs agora buscam consumir o evento e acompanhar seus ídolos de perto.

O fator “devoção ao time”, neste caso o Time Brasil, não é tão forte no Brasil em comparação a outros países como os EUA, China e Canadá, onde os fãs estão extremamente focados no quadro de medalhas e nos resultados. Apesar disso, cerca de 80% dos fãs brasileiros estão orgulhosos de sediar um evento como os Jogos Olímpicos e acreditam que isto será importante para a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro internacionalmente.