Está sendo comunicada nesta quarta-feira (18) a saída, a partir de janeiro de 2013, de Octávio Florisbal da direção geral da Rede Globo de Televisão, passando a integrar o novo conselho de administração das Organizações Globo e Participações a partir da data em questão. A direção geral da emissora passará então a ser exercida por Carlos Henrique Schroder, na empresa desde 1984 e que ocupa atualmente a direção geral de jornalismo e esporte desde 2001. Este, por sua vez, deixa a partir desta quarta-feira (18) suas funções no jornalismo para dedicar-se aos desafios do novo cargo. Em seu lugar fica Ali Kamel, desde 2009 diretor da Central Globo de Jornalismo.
O atual conselho de administração é composto por João Roberto Marinho, José Roberto Marinho, Jorge Nóbrega, Pedro Carvalho e Roberto Irineu Marinho. Na nova governança das Organizações Globo, o grupo passará a contar com a presença de Florisbal, ocupando papel mais forte na gestão das empresas, e seus membros serão indicados pela Assembleia dos Acionistas, com mandato de três anos.
Negócios
Outra mudança anunciada é a do cargo de Willy Haas, atual diretor geral de comercialização e que assumirá, a partir do início do ano que vem, a direção geral de negócios e comercialização da emissora. O comunicado interno foi feito por Roberto Irineu Marinho, presidente do conselho e presidente executivo do grupo. A família Marinho permanece no controle das Organizações Globo. Florisbal entrou na Rede Globo em 1982, como diretor de marketing. Em 1991 passou a superintendente comercial e assumiu a direção geral da Rede Globo em 2004.