Com o objetivo principal de conscientizar as pessoas de que o diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento do câncer, entre eles o de pele, a Ogilvy Brasil e a marca carioca de protetor solar Sol de Janeiro, que apresenta uma pegada jovem em sua comunicação e produto, lançaram a campanha “Tatuadores Contra o Câncer de Pele”. Como a maioria das pessoas não visita o médico dermatologista com a frequência, o trabalho pede ajuda daqueles que estão muito próximos da pele das pessoas, principalmente dos jovens – os tatuadores.
Com o projeto, mais de 450 profissionais assistiram a palestras ministrada pelo cirurgião oncologista João Duprat Neto. O médico também é diretor do Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia do A.C.Camargo Cancer Center, um centro de referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, e que deu toda a consultoria técnica para o projeto.
“Nosso objetivo foi mostrar aos tatuadores alguns elementos básicos que podem ajudá-los a interpretar lesões na pele de seus clientes. Orientamos a seguir os critérios da chamada regra do ABCD – Assimetria, Bordas Irregulares, Coloração e Diâmetro”, explica Neto.
Filme
Diretor-geral de criação da Ogilvy Rio, Paco Conde diz que o trabalho quer mostrar aos jovens que se tatuam de que a nossa pele exige cuidados. “E os tatuadores podem ajudar muito nessa luta contra o câncer”, diz.
Com 2’30” de duração, o filme, produzido pela Conspiração e com direção de cena de Daniel Lieff, começa com belas imagens de uma praia brasileira e um texto que diz que a cultura de praia no país é única, com corpos bronzeados, tatoos bacanas e…câncer de pele. Entra o Dr. Neto e outros especialistas mostrando dados alarmantes da doença, como que o câncer de pele tem mais casos que as doenças na mama e na próstata juntas.
A produção segue mostrando a mídia espontânea que o projeto gerou, caso da matéria veiculada no “Jornal Nacional”, e as palestras dadas a tatuadores de todo o Brasil. Ao final, a imagem volta para a praia e um texto alerta: “Se você é um tatuador, você pode ajudar a prevenir o câncer de pele”. E indica a página da internet Tatuador Consciente, onde os profissionais podem ver as próximas datas das palestras e retirarem seus diplomas depois de frequentá-las. A criação é de Ale Koston e Paco Conde, que também assina a direção de criação ao lado de Anselmo Ramos e Roberto Fernandez. Criação digital de Felipe Machado e Lincoln Lopes.
O câncer de pele é o tipo mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2014 devem ser devem surgir 190 mil novos casos no país.