Depois de DM9DDB (1998, 1999, 2009, e, em 2005, Interactive Agency of the Year), AlmapBBDO (2000, 2010 e 2011) e F/Nazca S&S (2001), a Ogilvy & Mather torna-se a quarta agência brasileira a conquistar o cobiçado título de Agency of the Year do Cannes Lions 2013. E foi com um resultado muito significativo – a agência conquistou nada menos do que 35 Leões em Cannes (já contando o Leão de Agência do Ano). Destes, 19 foram para “Retratos da real beleza”, para Dove, marca da Unilever – com direito ao cobiçadíssimo GP de Titanium –, que, com estes números, torna-se a segunda campanha mais premiada em uma só edição do festival.
Por coincidência, o recorde também veio este ano, com o trabalho “Dumb ways to die”, da australiana McCann Melbourne para o Metro Trains, que conquistou 29 Leões, sendo cinco GPs: PR, Direct, Radio, Film e Integrated Lions. A agência australiana, por sinal, ficou em segundo lugar na corrida pela Agência do Ano, com a brasileira AlmapBBDO em terceiro. A Palme D’Or, honraria concedida à melhor produtora – prêmio de mérito mais antigo do Cannes Lions, anterior ao Agency of the Year –, foi para a MJZ, dos Estados Unidos, pela segunda vez consecutiva – e sexta em sua história.
O prêmio de Independent Agency of the Year ficou com a Wieden+Kennedy Portland; Network of the Year com a Ogilvy & Mather, seguida de BBDO e DDB, pela ordem; e Holding Company of the Year para o WPP Group, da qual a Ogilvy faz parte. Em segundo lugar veio o Omnicom, e, em terceiro, o Publicis Groupe.
No total, o Brasil foi premiado em 14 das 16 competições. Só não levou Leão em Creative Effectiveness Lions e Innovation Lions, a área estreante do festival. Um total de 20 agências de publicidade e duas de design foram premiadas, com 25 Leões de Press, 16 de Outdoor, 11 de Promo & Activation, 10 de Design, nove de Media, nove de Direct, seis de Mobile, seis de PR, seis de Branded Content & Entertainment, cinco de Film, cinco de Film Craft, três de Cyber, dois de Titanium and Integrated e um de Radio Lions, fora o Leão de Agência do Ano – 115 troféus que superam com folga os 79 Leões de 2012, o antigo recorde. E outra marca nova: pela primeira vez o país teve dois GPs em uma mesma edição de Cannes. Além da conquista em Titanium, a Ogilvy também leva para o Brasil o GP de Promo & Activation, com “Fãs imortais”, para o Sport Club Recife. Um desempenho à altura da tão aclamada 60ª edição do Cannes Lions.
E é com esta ótima performance do Brasil que o propmark se despede de Cannes. A equipe foi comandada por Marcello Queiroz e formada por Alê Oliveira, Claudia Penteado, Daniel Milani Dotoli, Heloísa de Oliveira, Karan Novas, Keila Guimarães e Marçal Neto.