A influenciadora Lu ajudará a mostrar situações de agressão psicológica contra as mulheres (Divulgação)

O botão de denúncia para casos de violência contra a mulher disponibilizado no aplicativo da varejista Magazine Luiza desde 2019 agora vai direcionar as vítimas ao projeto Justiceiras, plataforma com atendimento feito em até 24 horas. Lançada nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a iniciativa #NemLoucaNemSozinha foi desenvolvida em parceria com a Ogilvy.

“Usamos a data para evidenciar que a violência psicológica pode ser o início de um problema futuro ainda maior. Para nós, agir logo no início pode reduzir as assustadoras taxas de violência física contra as mulheres no país,” confirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu, que desde 2017 já prestou apoio psicológico, orientação jurídica e auxílio financeiro a mais de 520 funcionárias da companhia vítimas de violência por meio do Canal da Mulher.

A nova funcionalidade encaminha vítimas ou denunciantes a um formulário de assistência com algumas perguntas. Lá, é preciso preencher informações, mantidas em total sigilo, que irão guiar os atendimentos de acordo com cada caso. Criada em março de 2020, a plataforma Justiceiras já atendeu mais de quatro mil mulheres de todo o Brasil.

“Desta vez, nossa intenção é atuar nos primeiros sinais de violência psicológica que, muitas vezes, antecedem a violência física”, diz Fred Trajano, CEO do Magalu, que em agosto de 2020 lançou um fundo de R$ 2,6 milhões para financiar entidades de todo o Brasil que atuam no combate à violência contra a mulher. Já foram selecionadas 20 entidades para receber aportes financeiros e mentoria de gestão.

A meta é mostrar comportamentos, frases e atitudes enquadrados como agressão psicológica nas redes sociais, por meio da influenciadora virtual da marca, a Lu. “Enxergamos uma oportunidade de dar visibilidade para aquilo que, nem sempre é tão visível no relacionamento abusivo: as marcas da violência psicológica. O objetivo é ampliar a consciência das mulheres sobre os outros tipos de violência e trazer a área de suporte psicológico do SuperApp como solução”, diz Isadora Prado, gerente de planejamento da Ogilvy Brasil.

O botão do app do Magazine Luiza já permite acesso direto ao Ligue 180 e, desde 2020, via chat, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.