Com metodologia que valoriza o aprendizado natural, por meio de situações práticas e do cotidiano, a rede de escolas de idiomas CCAA lança a campanha “The Match” e reforça o conceito “Quando você vê, you are speaking”.
A comunicação apresenta como enredo uma partida de futebol americano e reúne elementos de uma superprodução, recriando o ambiente do jogo em filmagens feitas em um estádio no Rio de Janeiro.
A criação é da Ogilvy Brasil e resultou em 3 filmes de 30 segundos e suas versões reduzidas, direcionados para públicos distintos: teens, jovens adultos e tomadores de decisões nas famílias.
Para as gravações foram necessários cerca de 400 figurantes na torcida, o que gerou a produção de aproximadamente 400 figurinos.
Além disso, foram formados dois times de futebol americano com atletas reais da modalidade. A partida, depois de filmada, contou com recursos de computação gráfica para ambientar o estádio como um estádio norte americano.
A produção é da Zohar com direção da dupla Tomat. Os filmes serão veiculados em TV paga e mídias digitais.
O projeto também contempla peças de social e digital, mídia exterior e print, além de materiais de PDV para as unidades do CCAA.
The Match
A campanha se desdobra em três peças diferentes a partir do mesmo cenário criado.
Durante a partida, os personagens repentinamente se dão conta que estão falando inglês com naturalidade e se divertem com uma grande celebração do momento de descoberta.
O locutor dos filmes é Paulo Antunes, jornalista da ESPN especializado em futebol americano.
Em um dos filmes, o público acompanha uma garota assistindo ao jogo com seus amigos em um estádio, quando é interrompida por uma dupla de americanos que sugere, em inglês, que eles estão sentados nos lugares errados.
Apesar da aparente situação problemática, a personagem termina o comercial festejando por ter respondido em inglês fluente. Com ela, toda a torcida, jogadores e cheerleaders vibram em um único coro: “You are Speaking, You are speaking”.
“Buscamos inovar na comunicação e apresentar situações reais do uso da língua inglesa, que vão muito além das representações de turistas em locais desconhecidos, por exemplo. Para isso, trouxemos elementos emblemáticos da cultura americana e personagens vivenciando seu momento CCAA, que é perceber naturalmente que se está falando inglês, o que gera uma grande satisfação pessoal e reconhecimento social”, diz Félix Del Valle, CCO da Ogilvy Brasil.
“Para nós é muito importante mostrar o maior diferencial do CCAA, que é a qualidade da sua metodologia. A campanha fala de algo que vivenciamos todos os dias, a emoção de nossos alunos ao se darem conta de que já estão falando inglês ou espanhol de forma natural. Ficamos muito felizes com esta linda campanha e mais ainda por poder trabalhar com o talentoso time da Ogilvy”, finaliza José Cazar, gerente de Marketing do CCAA.
Veja os filmes:
The Match – 30’’
Fireworks – 30’’
Touchdown – 30’’
Ficha
CCO: Félix Del Valle
Diretor de criação executivo: Márcio Fritzen
Head of art: Ricardo Leme Lopes
Diretor de criação associado: Rogério Martins
Comercial
Redator: Rafael ‘PDQ’ Figueiredo
Direção de arte: Gabriella Pimentel
Impresso
Redator: Rafael ‘PDQ’ Figueiredo
Direção de arte: Gabriella Pimentel, Leo Zardo e Ale Reis
Assistente de arte: Raphaella Ogawa
Digital
Redator: Rafael ‘PDQ’ Figueiredo, Eveline Araújo e Caio Carvalho
Direção de arte: Gabriella Pimentel, Leonardo Breanza, Nayla Alana e Marcio Musciacchio
Rádio
Redator: Eveline Araújo
PRODUÇÃO
Fabiano Beraldo, Fabiola Thomal, Francini Santiago e Valentina Buonerba
ATENDIMENTO
Denise Caruso, Laís Pasqua, Renata Flores
MÍDIA
André Gramorelli, Juliana Spina, Felippe Campesatto, Ângela Fontenelle, Giovanna Araújo, Gabriela Guedes
PLANEJAMENTO
Thaís Frazão, Cleber Almeida, Murilo Toda
CLIENTE CCAA
Waldyr Lima Filho, Maria Clara Lima, Isabel Lima, Ana Salim, Adolfo Souza, José Cazar, Camila Nascimento e Marcelle Monnier.
PRODUTORAS
IMAGEM:
Produtora: Zohar
Diretor: Tomat
Produtora Executiva: Fernanda Rossi
Características:
Direção de Fotografia: Fernando Young
Diretor de arte: Valéria Costa
Primeiro Assistente de direção: Sara Valar
Atendimento: Priscilla Sanches / Mariana Gazal
Produtor: Valéria Amorim
Coordenadora de Produção: Thiago Moore
Pós-Produção: Fullframe
Finalizador: Gaia Lemos
Produtor de objeto: Luisa Hakme
Figurinista: Bia Salgado
Produtor de Elenco: Rosa Fernandes
Figuração: D’Avier Produções
AUDIO
Produtora de som: Mugshot
Atendimento: Guto Figueiredo
Produção Executiva de Som: Gilvana Viana
Produção/Criação trilha: Arthur Abrami, Bruno Zibordi e Maurício Herszkowicz
Mixagem e Finalização: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo
Locutor: Paulo Antunes
IMPRESSO
Produção de mídia impressa: Platinum