A Ogilvy & Mather do Vietnã devolveu dois Leões que ganhou no Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano. Os prêmios de prata em Direct Lion e bronze em PR Lion foram conquistados com a campanha “Saving Africa’s Last Wild Rhinos, By Poisoning Them” (veja videocase abaixo), criado para a ONG Rhino Rescue Project.
Com o objetivo de reduzir a matança de rinocerontes no Vietnã por conta da busca por seus chifres, a agência teve a ideia de injetar nos animais uma substância danosa aos seres humanos, mas inofensiva para os rinocerontes, e que tornava o chifre do rinoceronte venenoso e, assim, inútil para qualquer finalidade.
A Ogilvy & Mather Asia Pacífico comunicou ao festival que estava devolvendo os dois Leões após verificar que alguns elementos do material de campanha não foram colocados em prática no mercado local, conforme indicado no vídeo de inscrição no festival.
Trata-se de um recorde de devolução de Leões na história do Cannes Lions. Além dos dois Leões da Ogilvy do Vietnã, houve também o caso da Grey de Cingapura. A agência devolveu o Leão de Bronze que ganhou na categoria Promo & Activation, com o aplicativo “I Sea”. O app não estaria funcionando, após a Apple ter removido o app do iTunes por ele ainda estar em fase de testes. Outro caso polêmico envolveu a brasileira AlmapBBDO, que devolveu dois Leões de bronze com campanha para Aspirina por ter sido considerada machista.