Depois de uma série de polêmicas envolvendo a futura parceira de publicidade da Rio 2016, para atender a comunicação das Olimpíadas a serem realizadas no Brasil, o Comitê Olímpico decidiu pelo seu novo parceiro. A concorrência, finalizada nesta semana e com contrato assinado na tarde desta sexta-feira (28), teve como vencedora a Ogilvy.
O processo se deu da forma tradicional, analisando as propostas e estrutura de cada uma das concorrentes. Anteriormente, o comitê da Rio 2016 havia cogitado vender uma cota de patrocínio para uma agência, que além de pagar pela exploração da marca dos Jogos Olímpicos, ofereceria os serviços de publicidade como parte do pacote (leia mais aqui). A proposta, porém, foi repudiada por entidades de classe como Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), e posteriormente abandonada pela organização do evento.
Com a vitória, a Ogilvy assume toda a estratégia de ações de comunicação do Comitê Olímpico durante o ano de 2014. Para os próximos períodos, porém, não está definido se haverá uma nova concorrência ou a simples renovação de contrato. A verba também não foi definida.
A Ogilvy é a segunda agência de publicidade escolhida pela Rio 2016 desde a definição do Rio de Janeiro como sede dos próximos Jogos Olímpicos. A primeira foi a F/Nazca S&S, em 2012, para o planejamento de ações pontuais – já finalizadas.