A Unilever apresentou nesta quinta-feira (10), durante o fórum “Modelo de Desenvolvimento Sustentável” (evento promovido pela companhia em conjunto com a revista Exame) sua nova visão global “Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias”. A iniciativa tem como objetivo reforçar o comprometimento da companhia com o desenvolvimento sustentável, já integrada na estratégia corporativa da empresa.

Neste sentido, o Brasil é o primeiro país que comunicará a campanha comceitual “Cada Gesto Conta”, desenvolvida pela Ogilvy & Mather no Brasil. Parte da ação foi apresentada por Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil, durante o evento.

Com estreia prevista para julho, a nova estratégia de comunicação será exportada, posteriormente, para outros países, e deverá começar primeiro na internet.
Entre os motivos que definiram esta estratégia está o fato do país ser o pioneiro na comunicação da sua marca corporativa. O conhecimento da marca Unilever cresceu nos últimos anos de 7%, em 2004, para 73% em 2010. Além disso, a subsidiária brasileira tornou-se a segunda maior operação da companhia no mundo, ficando atrás apenas dos EUA.

Segundo a Unilever, a nova visão está centrada em ajudar as pessoas a se sentirem bem e bonitas e a aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros, além de inspirar as pessoas a ter pequenas atitudes diárias que farão uma grande diferença para o mundo. “A Unilever sempre teve ciência de sua responsabilidade social e, desde o início dos anos 90, está em uma jornada para se tornar uma empresa genuinamente sustentável”, completa Paul Polman, CEO global da Unilever.

No Brasil, os produtos da Unilever estão em 100% dos lares brasileiros ao longo do ano. “Todos os dias, a Unilever vende mais de dois bilhões de produtos. Para se ter uma ideia, vendemos diariamente 2,5 milhões de unidades de Omo e Seda”, disse Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil.

A Unilever também anunciou o lançamento do programa global de categoria de cuidados com as roupas “Por um Planeta mais Limpo”, uma forma de ajudar e incentivar os consumidores dos produtos da categoria a atingir os resultados de limpeza com produtos que também lhes permitam reduzir o impacto no meio ambiente.

De acordo com Kees Kruythoff, a companhia tem o comprometimento de até 2020 reduzir em 50% os impactos ambientais causados  pelo processo de lavagem de roupas.  Neste sentido, a empresa anunciou o lançamento de OMO versão líquida cuja fórmula deverá diminuir tais impactos no meio-ambiente. O produto deverá chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2010.

por Juliana Welling e Paulo Macedo