Mesmo diante de uma crise econômica e política que se instalou no Brasil desde o ano passado, a Ogilvy & Mather segue apostando no país, sobretudo nas áreas de PR e digital. Recentemente, três aquisições da WPP via Ogilvy movimentaram o mercado por aqui: da Jüssi e da 3Yz, em digital, e da Concept PR. Em visita recente a São Paulo, o novo CEO global da rede, John Seifert, que assumiu o cargo no início deste ano, disse que o mercado brasileiro, assim como as áreas mencionadas, seguirá recebendo investimentos.

Alê Oliveira

“Nós estamos adquirindo agências de PR em todo o mundo e, se as oportunidades aparecerem e forem boas, continuaremos. Se é possível ter pessoas com as qualidades e conhecimentos que buscamos de uma forma rápida, então a aquisição é um meio muito eficiente”, disse. “Encontrei-me com duas aquisições aqui no Brasil e perguntei por que eles quiseram se unir à Ogilvy. Elas me disseram que é porque somos uma marca muito conhecida, com o respeito que elas aspiram ter. E para nós é o mesmo, porque adquirimos empresas com pessoas em quem confiamos e que possuem os conhecimentos que buscamos”.

De acordo com o executivo, os investimentos recentes feitos no Brasil revelam uma premissa global da Ogilvy & Mather, que é ser digital em todas as áreas de atuação. “Em tudo que fazemos hoje, seja PR ou propaganda, o digital está presente. As empresas que compramos e as pessoas que a gente contrata têm forte conhecimento em digital. Além disso, temos feito esforços no mundo todo para treinar nossas pessoas em digital”, observou.

Seguindo esse modelo vitorioso até aqui, a Ogilvy espera continuar conquistando bons resultados globalmente. Ano passado, foi a Network of The Year no Cannes Lions, festival em que a Ogilvy Brasil também se destacou, ficando em terceiro lugar entre as melhores agências do ano – uma fórmula que pretende repetir. “Estou com os dedos cruzados esperando estar entre as cinco novamente. Festivais de criatividade são julgados por pessoas criativas e pessoas criativas nunca são previsíveis. Cannes, usualmente, é um lugar de criativos, mas hoje recebe também digital, PR, mídia, clientes de todos os tamanhos. É isso que torna o festival incrivelmente importante, como fonte de inspiração e reputação”, disse, reforçando que seu principal objetivo como CEO global é fortelecer ainda mais a marca Ogilvy.

Crise
Até então Chairman and CEO da Ogilvy & Mather para América do Norte e há 37 anos na rede, Seifert escolheu o Brasil para fazer sua primeira visita internacional desde que assumiu o lugar de Miles Young, que segue como chairman da rede até setembro. Um de seus principais objetivos no novo cargo é se aproximar do time e desenvolver talentos.

“Eu gostaria de visitar primeiro o Brasil por várias razões, e uma delas é que temos aqui clientes globais e o negócio é muito importante para nós. Sérgio Amado é um parceiro de muito anos e tenho um respeito muito grande por ele. Outro motivo é que a América Latina toda, e o Brasil em particular, é uma peça importante globalmente. Sei que o país está em um momento crítico, mas eu acredito que mesmo assim é um grande mercado, uma grande oportunidade. Se você olha clientes como Unilever e Pfizer, eles enxergam no Brasil um mercado para crescer”, explica. “Não quero que o time pense que o CEO global não vai estar junto dele em um momento de desafios econômicos e políticos. Quero que as pessoas no Brasil saibam que são importantes para o negócio global e que têm meu apoio. Se eu puder fazer isso no máximo de lugares possíveis, acho que estaremos bem”, reforçou.