A Oi adquiriu nesta quinta-feira (08) o controle acionário da Brasil Telecom Participações e da Brasil Telecom S.A. após efetuar o pagamento de 5,371 bilhões de reais. A empresa publicou Fato Relevante confirmando o negócio, no qual aponta que se tornou titular, indiretamente, de 81.092.986 ações ordinárias de emissão da BrT Part representativas de 61,2% do capital votante da BrT Part, mediante o pagamento global de R$ 77,04 por ação.

Além disso, como parte da operação, a Oi assume dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão da Invitel, detentora anterior das ações de controle da BrT. Segundo nota divulgada pela Oi, com a aquisição, a companhia tem como meta ser a maior empresa de serviços do Brasil. Juntas, Oi e BrT têm cerca de 53 milhões de clientes, sendo 22 milhões em telefonia fixa, 27 milhões em telefonia móvel, 3,7 milhões em banda larga e 60 mil em TV por assinatura. 

A Invitel é uma das empresas da cadeia societária da Brasil Telecom. As duas empresas assinaram o acordo em abril de 2008, mas a Anatel só deu o aval para a transação em dezembro de 2008, depois que foi realizada alteração no Plano Geral de Outorgas (PGO) para permitir a atuação de uma concessionária em mais de uma região do País.

Após ter adquirido o controle da Brasil Telecom, a Oi dará início aos procedimentos para realizar a oferta pública de compra de ações (OPA) dos minoritários da Brasil Telecom Participações e da Brasil Telecom, conforme estabelecido em lei. Nos próximos 30 dias, a companhia vai requerer à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o registro das OPAs.