Um levantamento sobre os anunciantes que mais estão veiculando comerciais na TV aberta com tema relacionado à Copa do Mundo – direta ou indiretamente –, feito pelo Controle da Concorrência a pedido do propmark, mostra que apenas duas marcas entre as que mais aparecem são patrocinadores oficiais do Mundial da Fifa. Do top 10, só Oi (na sexta posição) e Ambev (na décima colocação) apoiam o evento.

A Casas Bahia aparece em primeiro lugar no levantamento, seguida por Caixa Econômica Federal e Petrobras. Nenhuma das três marcas patrocina a Copa, que começa nesta quinta-feira (12), em São Paulo. O Itaú, que é patrocinador da seleção brasileira e apoiador nacional do torneio da Fifa, está na 13ª posição em número de inserções publicitárias. O levantamento foi realizado entre os dias 27 de maio e 5 de junho último.

A Band, que assim como a Globo tem os direitos de transmissão dos jogos da Copa, é a emissora com o maior proporção de inserções relativas ao mundial, de acordo com o Controle da Concorrência. Do total de 3.428 comerciais veiculados na Band no período, 1.078 são sobre a Copa, representando 31,44%. A RedeTV! vem na sequência com 375 de menções à Copa, dos 1.555 comerciais veiculados na emissora (24,11%).

Confira abaixo os números referentes às inserções de TV ligadas à Copa do Mundo nas cinco principais emissoras do país: