Os acionistas da Portugal Telecom SGPS aprovaram, nesta quinta-feira (22), a venda dos ativos portugueses da Oi para a companhia francesa Altice por 7,4 bilhões de euros, o que equivale a R$ 22 bilhões, após uma longa assembleia marcada pela oposição de investidores minoritários, segundo a Reuters.
De acordo com informações do mercado, com essa transação, deve haver uma melhora na situação financeira da Oi, o que permitirá que o BTG Pactual avance em uma oferta pela TIM em conjunto com Claro e Telefônica Vivo.
A Oi afirmou em comunicado que “considera acertada a decisão dos acionistas de aprovar a venda da PT Portugal.” A Oi entende que esta decisão é a que gera mais valor para todos os acionistas. “Com a venda, a PT Portugal fica mais forte para atuar em Portugal e a Oi fica mais forte para operar no Brasil, com redução das respectivas alavancagens”.
A operadora disse ainda que esse “processo de venda é fundamental, pois coloca as duas empresas em melhores condições financeiras e operacionais e, no caso da Oi, representa também a perspectiva concreta de a companhia ter participação importante no processo de consolidação do mercado de telecomunicações brasileiro.”
Após a decisão da Assembleia Geral, o processo de venda será submetido à aprovação dos órgãos reguladores portugueses, seguindo depois para o fechamento e liquidação financeira da operação, que devem estar finalizados até o final do primeiro semestre.