Desde 2019, o grupo Vulcabras Azaleia, detentor das marcas Olympikus e Under Armour no Brasil, tem ampliado seus investimentos de marketing em patrocínios e provas de rua proprietárias. Para 2020, o planejamento previa expansão das iniciativas, com lançamentos de calçados temáticos, provas em novos cenários paradisíacos do Circuito Bota pra Correr, além de outras oportunidades, como o patrocínio da Maratona Internacional de São Paulo.
Segundo Marcio Callage, CMO da companhia, a ideia era seguir o posicionamento da Olympikus como marca esportiva feita por brasileiros e para brasileiros. Já com Under Armour, em ano de Olimpíadas, as possibilidades em torno de assets como performance eram o grande foco. Mas logo em março, pouco depois do treino oficial que celebrava o patrocínio a uma das maiores maratonas da América Latina, veio a pandemia da Covid-19, e com ela, a quarentena e todo o redesenho das estratégias do grupo para as marcas.
“A pandemia trouxe impacto enorme, a gente teve de se readaptar, construímos um planejamento para o ano em duas semanas, e estamos revisando constantemente. Nosso calendário foi duramente impactado porque cancelamos eventos, e estamos sem a confirmação de outras atrações-chave, como as maratonas do Rio e de São Paulo”.
Previstas inicialmente para junho e abril, respectivamente, as corridas foram remarcadas para outubro e novembro deste ano, mas sem ainda certeza quanto às novas determinações sanitárias e se de fato a situação da pandemia permitirá a aglomeração de milhares de pessoas. Segundo Callage, o calendário de negócios das marcas como um todo foi afetado, visto que lançamentos de calçados também precisaram ser cancelados devido ao varejo físico estar interrompido.
Mas diante da percepção de que não era o momento de insistir em comunicar projetos ainda incertos, era o momento de encabeçar soluções que representassem o mesmo senso de comunidade e fortalecimento do coletivo. A partir daí que a Olympikus apresentou há duas semanas o Corre Junto Brasil, que estimula o empreendedorismo individual.
“O digital ganhou uma prioridade absurda. Criamos o movimento Corre Junto Brasil a partir do entendimento de que como marca brasileira, os impactos estão em todos os pontos da comunidade do esporte. Se a gente enquanto marca está sendo impactado, imagina outros profissionais autônomos que dependem do contato físico, de estar em um parque? Existe uma cadeia duramente agredida e queríamos um projeto ganha-ganha para eles também”.
Na plataforma, os interessados em ser revendedores da marca podem cadastrar seu CPF ou CNPJ gratuitamente para ter acesso a uma série de vantagens, como cursos de capacitação. Há também um link e cupom de desconto para a pessoa divulgar em sua rede de contatos. A compra de qualquer produto Olympikus deverá ser feita através do link, que vai garantir 10% de comissão para o afiliado. Mais de duas mil pessoas se inscreveram no projeto até o momento.
Para a Under Armour, seguindo lógica semelhante de dar apoio não só aos profissionais do esporte, mas aos consumidores que buscam performance e não querem ficar sem se exercitar em casa, o grupo desenvolveu o Movimento Pelo Esporte. Em parceria com o Core 360º, plataforma digital de treinamento e capacitação para profissionais de educação física, a Under Armour vai dobrar o investimento no aplicativo que fornece aulas em vídeo.
A cada plano de aulas online contratado por um consumidor, a marca dobrará o valor investido e o período contratado até atingir a marca de 10 mil treinos. “O lançamento foi impressionante. Trouxemos novamente o senso de comunidade para uma história que pode ser bacana para várias pessoas”.