Após revelar que a CCXP Unlock fará uma homenagem ao publicitário Nizan Guanaes, a Comic Con Experience anuncia a primeira edição fora do Brasil. De 27 e 30 de junho de 2019 será realizada a CCXP Colônia, em Colônia, na Alemanha. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa à beira do rio Reno, com a comunidade geek, influenciadores e marcas do mercado alemão.
O evento será realizado pela primeira vez e em parceria com a Koelnmesse GmbH, que também é a produtora de eventos como Gamescom e DMEXCO, que acontecem no mesmo local. A previsão é atrair 70 mil visitantes.
Durante os quatro dias, o local deve reunir conteúdo para os fãs de filmes, séries, quadrinhos, música, cosplay e livros da Alemanha e toda Europa. Haverá cerca de 80 expositores, mais de 200 ilustradores e astros de Hollywood. Marcas como Panini, Iron Studios, Warner e Universal Pictures já estão planejando suas atividades para o festival. “Nossos colegas brasileiros já se apresentam como parceiros na CCXP em São Paulo, criando mundos e experiências para nossos fãs durante os últimos anos. Nós vamos continuar a parceria em Colônia no próximo ano e várias atrações estão por vir.” Disse Michael Kampf, diretor de marketing da Universal Pictures Internacional da Alemanha.
Em sua primeira edição, a CCXP Colônia inclui na programação a convenção RPC (Role Play Convention), organizada pela Koelnmesse junto do criador Andre Kuschel. Foram 35 mil pessoas em 2018 e o foco em atividades como Board Games, LARP, Pen & Paper, troca de cartas, grupo de cosplayers e um mercado medieval.
Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, comenta a iniciativa. “Com 227 mil visitantes, a CCXP é a maior Comic Con do mundo na atualidade. Agora, vamos levá-la para a Europa pela primeira vez. As condições para a escolha do local onde o festival ocorrerá foi perfeita: a cidade de Colônia e os muitos anos de experiência da Koelnmesse em mídia digital, games e entretenimento”, conta.
Gerald Böse, CEO da Koelnmesse. GmbH, reforça que a CCXP Colônia é um festival para todas as idades e o objetivo é oferecer a maior e melhor experiência possível em termos de cultura pop na Europa. “Nós temos certeza de que temos toda capacidade e recursos para realizar um grande festival e entregá-lo com sucesso para as marcas e fãs. Isso também beneficiará a cidade de Colônia e o estado da Renânia do Norte-Vestfália. O conceito da CCXP tem potencial para expandir o festival nos próximos anos e incluir um elemento B2B, como já é feito em São Paulo no CCXP Unlock. Estou feliz por podermos integrar e fortalecer a RPC e o sentimento de comunidade como parte integrante da CCXP Colônia”, explica