Com um movimento maior de expositores internacionais, o E-Show 2015 reuniu em São Paulo algumas empresas globais que vêm inovando o mercado de comércio online, especialmente via mobile. É o caso da rede britânica OMG – até então chamada de Online Media Group e, a partir de agora, de Optimise. Além de anunciar a nova marca no evento, a empresa apresentou suas tecnologias para otimização de vendas em m-commerce (mobile commerce) que já vêm sendo utilizadas em grande escala em países como Índia e estão disponíveis também no Brasil, país que, apesar da grande quantidade de dispositivos móveis, ainda tem desempenho tímido no meio – o que é visto pela liderança da marca como oportunidade.
“Índia é um mercado importante para nós, onde o mobile já é muito utilizado. O Reino Unido também já é bastante maduro e temos, nos últimos cinco anos, expandido e procurado por regiões onde possamos levar uma tecnologia e expertise que agregue valor aos negócios dos clientes. O que nos diferencia é a garantia que damos ao cliente em relação ao investimento. Nós ajudamos a otimizar a performance, não é só o volume de vendas, mas principalmente o valor de quem recebe a mensagem. Não adianta o anúncio ser veiculado para pessoas que não compram ou não têm interesse em seu produto. Com nossa tecnologia podemos ajudar os clientes a otimizar regiões e dispositivos mobile que são mais propícias para cada tipo de negócio. Oferecemos qualidade nos resultados, pois queremos parceiros não de um ano, mas de dez”, ressaltou Richard Syme, CEO da Optimise.
NATURAL
Há dois anos no Brasil, a Optimise atua em 20 países, com escritórios em Nova Déli, Sydney, Varsóvia, Norwich e São Paulo. O foco em mobile passou a existir a partir de um movimento natural da rede, que viu o tráfego de desktop ser ultrapassado pelo de dispositivos móveis em 2014, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de mobile tracking para monitorar atividades em browsers, sites e aplicativos mobiles.
“O marketing de performance tem visto mudanças interessantes nos últimos anos, como o crescimento do uso do mobile, a revolução da compra de mídia programática e a utilização de big data. Cada uma dessas mudanças afeta todo o nosso negócio global e é significativo para o futuro do marketing de performance. É importante que nossos clientes possam aproveitar estas tendências, e nós continuaremos a desenvolver tecnologias inovadoras, soluções de mobile e soluções orientadas a dados para permitir que clientes alcancem um maior volume e valor de vendas e melhor ROI com as despesas de marketing”, afirma Stephen Rumbelow, nomeado recentemente como diretor de estratégia da empresa. “Fazemos isso por sermos capazes de combinar marcas e produtos com os afiliados mais relevantes, com os consumidores certos, no momento certo, no dispositivo correto com a mensagem correta”, acrescenta o executivo.
Acostumados com outros mercados mais desenvolvidos no quesito mobile, os representantes da Optimise estão otimistas em relação ao segmento no Brasil. Segundo eles, o brasileiro já está atento à necessidade de investir em tecnologias que aumentem as vendas via dispositivos móveis e, inclusive, tem sido papel da empresa endossar esse valor. “A importância do online já é conhecida, as empresas já investem bem mais. O que temos trazido de experiência de outros países encoraja os clientes a investir em mobile, não somente em digital”, diz Syme.
Além do investimento em tecnologias de tracking e armazenamento de dados, a Optimise tem se dedicado à produção de relatórios comportamentais e de inteligência de mídia, que permitirão aos clientes da empresa ter um perfil mais detalhado do consumidor – o que, quando e onde eles compram. A novidade deverá ser lançada nos próximos meses.