John Wren, presidente e CEO da Omnicom, empresa que controla redes como BBDO, DDB e TBWA, enviou hoje um memorando a todos os funcionários, afirmando que a empresa daria licença e demitiria funcionários de toda a sua rede global de agências devido aos efeitos econômicos do coronavírus. A informação é da Business Insider, que publicou o memorando, destacando o fato de que Wren determina que o grupo precisa responder rapidamente à realidade de momento.
“Infelizmente, o COVID-19 teve um impacto profundo na economia, nos negócios de nossos clientes e, por sua vez, nos nossos. Enquanto esperamos uma recuperação rápida, temos que responder rapidamente à realidade do momento, para garantir a sustentabilidade de nossos negócios e nossa capacidade de continuar a fornecer aos nossos clientes um excelente serviço”, afirmou Wren.
O executivo disse que a empresa solidificou medidas internas para se ajustar, o que incluirá licenças e reduções de pessoal em algumas agências. “Estamos fazendo todo o possível para limitar a redução de pessoal e cuidar das pessoas afetadas”, afirmou.
Segundo ele, sempre que possível, as agências usarão licenças em vez de reduções permanentes, para que que se possa trazer as pessoas de volta quando as condições melhorarem e a demanda dos clientes se recuperar.
Em paralelo, Wren diz que parte da equipe pode ser realocada em negócios que estão crescendo, como o Omnicom Health Group.
Outra medida é a redução em um terço dos salários dos líderes executivos do Omnicom, enquanto o próprio Wren ficará sem qualquer salário até o final de setembro. Também há congelamento de salários e contratações, bem como corte na participação em premiações e eventos do setor.
Na parte financeira, a empresa suspendeu seu programa de recompra de ações, e fortaleceu a liquidez por meio de novos financiamentos, conservando valores em caixa sempre que possível.