Uma fusão que deve ser anunciado na manhã deste domingo (28) criará a maior holding global de comunicação do mundo. De acordo com informações que circulam nos principais jornais internacionais de economia, negócios e marketing, o americano Omnicom, segundo maior grupo e controlador de redes como BBDO, DDB e TBWA, se unirá com o francês Publicis Groupe, que detém BBH, Saatchi & Saatchi e Leo Burnett, entre outras.

A negociação geraria uma empresa com faturamento superior US$ 26 bilhões, de acordo com dados de 2012 – quando Omnicom reportou faturamento de US$ 14,2 bilhões e o Publicis, de US$ 8,8 bilhões. Com a fusão, o WPP, líder constante nos últimos anos – com faturamento de US$ 15,6 bi ano passado –, seria largamente superado.

A confirmação do negócio, bem como todos os detalhes, devem ser comunicados na manhã de domingo, em encontro a ser realizado em Paris e convocado pelo CEO do Publicis, Maurice Lévy. Segundo indicam os rumores, o executivo deve atuar como coCEO da nova empresa, juntamente com o atual líder do Omnicom, John Wren. Há alguns meses, especulações indicavam como possível a união do Publicis Groupe com o também americano Interpublic, quarto maior grupo de comunicação do mundo, o que não se concretizou.

As últimas investidas do Omnicom no Brasil foram tímidas e geralmente envolvendo as agências que já controla no mercado local, entre elas AlmapBBDO, DM9DDB e Lew’LaraTBWA. Já o Publicis, nos últimos três anos, tem investido fortemente no país, realizando a aquisição de operações como Talent, DPZ, Neogama/BBH, QG, AG2 e GP7 (atual Publicis Red Lion). Além dessas, ele controla F/Nazca S&S e Leo Burnett Tailor Made, entre outras operações.