A OMO, marca de detergentes para roupas da Unilever, vai entrar na mídia com o objetivo de gerar discussão sobre hábitos mais sustentáveis na hora de cuidar das roupas. Criada pelas agências Borghi/Lowe e Fbiz, a campanha com a hashtag #UmEnxágueBasta utiliza dados para alertar a população sobre a quantidade de enxágues realizados no processo de lavagem de roupas.
Segundo informações da marca, metade dos usuários de máquinas de lavar tem o hábito de realizar dois ou mais enxágues no momento da lavagem, utilizando 60 litros de água em cada enxágue adicional. Se as pessoas optarem por apenas um, o potencial de economia de água em um ano pode chegar a 229 bilhões de litros.
A campanha será marcada por ações que seguem o conceito de comunicação 360 graus, com anúncio em mídia convencional e digital. Nas redes sociais, um time de influenciadores vão compartilhar experiências para demonstrar como pequenas atitudes podem fazer a diferença na hora de economizar água, apoiando a campanha #UmEnxagueBasta. Além disso, os canais da marca serão envelopados e se tornarão um espaço virtual de debate sobre o tema, liderado por OMO.
Já o filme, que será veiculado em TV aberta e fechada em todo o Brasil, apresenta crianças brincando em um lago seco, uma possível realidade no futuro caso a população não adote uma postura mais sustentável.