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Mais uma vez a tradicional dobradinha prevaleceu: Omo e Coca-Cola lideraram o Prêmio Folha Top of Mind 2012, do jornal Folha de S.Paulo, em sua principal categoria, a “Top do Top”, onde a pesquisa não faz distinção entre segmentos. A marca de sabão em pó da Unilever obteve 7% das lembranças, contra 5% do refrigerante mais famoso do mundo, o que consiste em um empate técnico.
Logo abaixo, Nestlé – que por cinco edições durante os anos 2000 esteve entre as campeãs – e Nike aparecem com 3%. A dupla campeã não é uma novidade. Omo lidera a pesquisa desde que ela foi criada, em 1993. A Coca, por diversos anos, também apareceu junto, dividindo o título de campeã.
Para se chegar ao resultado, o Datafolha, instituto de pesquisas do Grupo Folha, entrevistou 5293 pessoas em 162 municípios dos 26 estados do país e o Distrito Federal, entre os dias 7 e 10 de agosto passado. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos, de todas as classes sociais (com abrangência para a tão falada Classe C, que concentrou 50% das entrevistas) e com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2% para baixo ou para cima, o que fez com que o prêmio, dependendo a categoria, fosse dividido quando a diferença de lembrança fosse de até 3%. Em uma segunda rodada de perguntas entrava em jogo o awereness. Se a diferença entre as marcas tecnicamente empatadas continuasse menor do que 4%, ambas eram declaradas campeãs. No total, foram 50 as categorias analisadas, nove a mais do que no ano passado.
Especiais
Além do tradicional “Top do Top”, outras categorias especiais fizeram parte do prêmio. Samsung e Suvinial dividiram o título no “Top Performance”, concedido às marcas que mais cresceram em relação ao levantamento de 2011. Em “Top Meio Ambiente” deu Natura e Ypê, marca da Química Amparo, ambas com 6% de lembrança – à frente do Ibama, com 3%. Na área esportiva, Olympikus (12%) e Nike foram as campeãs do “Top Olimpíada”. A empresa americana de artigos esportivos conquistou o título sozinha no “Top Copa do Mundo”, com 13% das citações. Já entre as mulheres, as fraldas Pampers (P&G) foram as mais lembradas, seguidas de Seda e Koleston. O público masculino prefere a Pirelli. Petrobras e Gillette aparecem logo em seguida.
Confirma abaixo a lista com os demais vencedores do Top of Mind 2012:
COMUNICAÇÃO
Smartphone – Samsung (15%)
Banda larga – Oi (11%)
Operadora de celular – Vivo (32%)
TV por assinatura – Sky (41%)
FINANÇAS
Top finanças – Banco do Brasil (13%)
Banco – Banco do Brasil (35%)
Cartão de crédito – Visa (37%)
Plano de saúde – Unimed (32%)
Seguro – Bradesco (9%)
Poupança – Caixa (48%)
TURISMO
Agência de viagens – CVC (11%)
ALIMENTAÇÃO
Top alimentação – Sadia (12%)
Leite – Itambé (12%), Ninho (12%) e Parmalat (11%)
Sorvete – Kibon – 58%
Adoçante – Zero-Cal (36%)
Chocolate – Nestlé (33%)
Margarina – Qualy (27%)
Maionese – Hellman’s (69%)
COMPRAS
Supermercado – Extra – 8%
Loja de móveis e eletrodomésticos – Casas Bahia (27%)
Tinta de perede – Suvinil (36%)
Sabão em pó – Omo (80%)
ELETROELETRÔNICOS
Fogão – Dako (22%) e Brastempo – 19%
Máquina de lavar – Brastemp – 35%
Geladeira – Consul (37%)
Notebook – samsung (10%)
Aparelho de TV – LG (17%) e Philips (14%)
Ventilador – Arno (46%)
BEBIDAS
Refrigerante – Coca-Cola (62%)
Cerveja – Skol (40%)
HIGIENE E BELEZA
Top Higiene – Colgate (10%) e Omo (8%)
Antisséptico bucal – Listerine (20%) e Colgate (17%)
Pasta de dente – Colgate (54%)
Aparelho de barbear – Gillette (42%)
Protetor solar – Sundown (18%)
Fralda descartável – Pampers (35%)
Tintura de cabelo – Koleston (12%)
Shampoo – Seda (30%)
Sabonete – Lux (31%)
Desodorante – Rexona (40%)
TRANSPORTE
Carro – Volkswagen (29%)
Combustível – Petrobras (20%)
Pneu – Pirelli (42%)